Projeto “Rios Voadores” chega a Porto Velho

Projeto “Rios Voadores” chega a Porto Velho

Projeto “Rios Voadores” chega a Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A educação e a preservação do meio ambiente caminham juntas. Pensando nisso o Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abre as portas das escolas para receber o projeto “Rios Voadores”. Os professores terão a oportunidade de entender como funciona e qual a influência do fenômeno conhecido como "Rios Voadores" nas nossas vidas.

Através dessa parceria, será realizada oficina de formação no dia 14 de março, em Porto Velho. Quem ministrará a oficina é o professor Caio Magalhães, químico e geógrafo com doutorado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, integrante da equipe operacional do Projeto Rios Voadores. Serão convidados professores de todas as 97 escolas da rede estadual de educação de Porto Velho, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

Dentre os materiais didáticos fornecidos pelo projeto durante as oficinas, está o guia do professor que coloca de forma explicativa o que são os rios voadores e o que tem a ver com a preservação do meio ambiente e sua importante contribuição ao país.

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o projeto tem uma parceria com vários pesquisadores brasileiros, entre eles cientistas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (Cena-USP) que analisam as amostras de vapor de água coletadas em voos realizados sobre a floresta pelo experiente aviador-ambientalista Gerárd Moss. O projeto também tem uma parceria com o CPTEC, que monitora diariamente as ocorrências de rios voadores em determinadas cidades do país, incluindo Porto Velho.

O termo “rio voador” descreve com um toque poético um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas. Rios Voadores são cursos de águas atmosféricas que transportam umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil.

Rondônia é um Estado amazônico e como tal, tem que conhecer este importante fenômeno, pois o papel da região Amazônica no clima global ainda está sendo investigado pela ciência, mas estudos feitos nos últimos dez anos revelam que as interações naturais da floresta com a atmosfera são importantes para a regulação de chuvas e do ciclo hidrológico em toda à América do Sul.

O projeto Rios Voadores é mais uma iniciativa científica para que os rondonienses conheçam cada vez mais a Floresta Amazônica, um patrimônio imensurável de riquezas, seja de biodiversidade, água ou de serviços ambientais. E o conhecimento é o primeiro e mais importante passo a ser dado para a formação da consciência das crianças e jovens, entre as futuras gerações, da importância quanto à preservação da Amazônia para o Brasil e para o mundo.

Cenário do Projeto

Porto Velho está entre as 11 cidades brasileiras que receberão a ação de educação ambiental. Foram eleitas, inicialmente, seis cidades-chave ao longo da rota dos rios voadores: Brasília (DF), Chapecó (SC), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG). Como a ideia foi um sucesso, a Petrobras incentivou a ampliação do projeto e fez com que ele fosse estendido para as cidades de Campo Grande (MS), Santa Maria (RS), Goiânia (GO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

A Capital de Rondônia tem se transformado ao longo do tempo e hoje figura no cenário nacional por estar no mapa dos grandes empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, com as suas maiores obras, a construção das duas usinas hidrelétricas, Santo Antonio e Jirau. Neste cenário, que carrega suas contradições, cabe a aquisição dos conhecimentos trazidos pelo projeto, pois coloca relevo em um fenômeno pouco conhecido e esta ação conduzirá para um olhar diferente sobre a realidade e importância da Floresta e a sua preservação.

Para se ter maior contato com a realidade dos “Rios Voadores” e a sua influencia na realidade atmosférica da nossa cidade, é somente entrar no site do projeto (www.riosvoadores.com.br) onde é possível ter acesso ao monitoramento diário da umidade amazônica que paira sobre Porto Velho.

Serviço

As oficinas de formação de professores acontecem no dia 14 de março, na Escola Estudo e Trabalho, na Rua Alexandre Guimarães, 1340, Areal. As opções de horários são: pela manhã, de 8:30 às 11:30, já no período da tarde, das 14:00 às 17:00. Estão disponibilizadas 80 vagas. Para contato e inscrições, entrar em contato com a SEDUC pelos telefones (69) 3216-1098/3216-5313 com Nádia ou Fabiana.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS