Deroche revitalizado é opção de lazer para a família portovelhense

Deroche revitalizado é opção de lazer para a família portovelhense

Deroche revitalizado é opção de lazer para a família portovelhense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Localizado na região central da Capital, o Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco há anos vivia em situação de total abandono, mas essa triste realidade começou a mudar, graças ao Governo da Cooperação, que iniciou no mês de janeiro a reestruturação do espaço. Agora, totalmente revitalizado, o governador Confúcio Moura entrega, nesta sexta-feira (8), às 8h, a mais nova opção de lazer e práticas esportivas para a população de Porto Velho.

Com investimentos de cerca de R$ 100 mil, o Complexo está de cara nova, contando com calçadas, alambrados, pista de caminhada, quadras e arborização, além da instalação de lixeiras em pontos estratégicos para ajudar na conservação da limpeza do local. A parte elétrica foi toda recuperada, e o ambiente ganhou nova iluminação, o que facilita a prática esportiva no período noturno.

“Com o Deroche revitalizado e bem estruturado, tendo acesso ao esporte de qualidade como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social. O Governo da Cooperação tem investido nas práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral, bem como oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade”, diz o governador Confúcio Moura.

Um dos espaços preferidos da garotada, o campo de futebol, recebeu um novo gramado, e está prontinho para ser utilizado pela comunidade.

Academia ao ar livre

Uma novidade do Deroche, que promete movimentar ainda mais os frequentadores, é a academia ao ar livre, que foi instalada no Complexo e permite a realização de exercícios físicos mais específicos e de forma gratuita, além de ser ideal, principalmente, para a terceira idade.

“Agora vou utilizar o espaço. Antes, eu não frequentava pela situação precária. Conheci a academia ao ar livre do Parque da Cidade, e gostei, mas ficava muito longe. Agora, teremos uma academia pertinho de casa. Eu e minha família estamos ansiosos para utilizar o espaço”, comentou a moradora Selma Teixeira.

A academia conta com aparelhos de alongamento, fortalecimento e melhora da função cardiorrespiratória. “As pessoas beneficiadas com esses equipamentos e que praticam atividades físicas, conseguem melhorar a qualidade de vida. Esporte é sinônimo de Saúde”, informa o governador Confúcio Moura.

A academia é fruto de uma parceria entre governo do Estado e prefeitura de Porto Velho. Para a correta utilização dos aparelhos, no espaço há uma placa com instruções para a correta realização de cada exercício.

Mais segurança

Um local escuro, abandonado e cheio de mato se torna propício para a ação de criminosos e deixa em alerta a população, assim era o Deroche, uma

triste imagem que fica para trás e que começa a ganhar vida e cores. “Eu estava decidido a parar de utilizar o espaço pela falta de iluminação. O local abandonado servia de abrigo para marginais”, conta o aposentado Olindo Vanzela que frequenta o espaço há anos.

“Eu estava ficando triste, pois sei o bem que a atividade física faz, além disso, essa é uma opção de lazer para mim. Mas agora, estou feliz, a obra está excelente. A equipe está de parabéns pela renovação do Deroche, os usuários que tinham parado de utilizar o espaço irão voltar”, explica o aposentado.

Esporte é saúde

Como médico, o governador Confúcio Moura reconhece a importância da prática esportiva na vida da população, por isso seu empenho em reformar praças, parques e ginásios, a começar por Porto Velho.

O stress, agente propício para causar uma das enfermidades que promete ser, ao longo do tempo, uma das mais incapacitantes do trabalhador, pode ser prevenido ou combatido com a prática esportiva.

Uma caminhada, algumas pedaladas ou outro exercício que movimente e revigore os músculos imobilizados em muitas atividades profissionais pode contribuir com a conquista de alguns anos de vida a mais e com melhor qualidade de vida.

Ressocialização

Gerando economia aos cofres públicos, a revitalização do Deroche contou com uma equipe de 50 pessoas formada por reeduncados participantes do convênio entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e a Coordenadoria Geral de Apoio ao Governo (CGAG), que visa reinserir os apenados no contexto social, e funcionários do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp). “Nós acreditamos que a ressocialização dos detentos é a principal ferramenta para conseguirmos reduzir o número populacional das unidades”, explica o secretário da Sejus, Fernando Oliveira.

“Os trabalhos foram realizados com recursos do próprio Estado e optamos, também, por utilizar a mão de obra dos reeducandos, assim, cooperamos com a ressocialização. É muito importante contar com esta mão de obra para a recuperação do espaço esportivo e ao mesmo tempo oferecer uma oportunidade de redução do período de internação dos presos que mostram bom comportamento e já cumpriram parte do tempo de reclusão. Para cada dois dias trabalhados, os apenados ganham um dia de liberdade”, informou o coordenador geral de Apoio à Governadoria, Waldo Alves.

História

Em funcionamento desde 1991, o nome do Complexo é uma homenagem ao  maranhense Deroche Pequeno Franco que chegou a Porto Velho em 1910 com o sonho de vencer na Amazônia.

Deroche foi um dos pioneiros de Rondônia e contribuiu para o desenvolvimento do Estado, trabalhando na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e na construção da sede do governo, o Palácio Presidente Vargas.

Localização

O Deroche está localizado ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho, nas avenidas Pinheiro Machado e Presidente Dutra, no bairro Nova Caiari.

Conserve

Todo cidadão merece ter acesso ao esporte e lazer, mas é preciso ajudar na conservação do local. “Precisamos da cooperação de todos. Vamos manter esse espaço revitalizado. Não jogar lixo no chão, não pinchar, não utilizar o espaço de forma incorreta. Qualquer ação deve ser denunciada”, alerta a secretária da Secel, Mara Alves.

A revitalização do espaço é responsabilidade da Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria, com apoio do Deosp e da Secretaria de Estado dos Esporte, da Cultura e do Lazer (Secel). O Complexo é administrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS