Escolas discutem as metas do governo para a educação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última semana, as Escolas Estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza realizaram o estudo e discussão das seis metas do Governo da Cooperação para a educação estadual. Em cada escola, as atividades que aconteceram no período da manhã, foram coordenadas pelo supervisor escolar com o apoio de um técnico da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cacoal. Diante de cada meta, os professores identificaram problemas enfrentados pela Escola e apontaram soluções, que agora fazem parte do Plano de Intervenção da Escola (PIE).
Atividade estava prevista no Calendário Escolar
Segundo o chefe de seção pedagógica da CRE, professor Joel Domingos, “as escolas possuem, agora, ações criadas por elas e que, se bem desempenhadas, colaborarão para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos nossos alunos. Essas metas foram muito bem escolhidas pelo Estado e pela Seduc ao passo que, se as Escolas conseguirem cumprir pelo menos 70% do que foi estipulado, nosso IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) melhorará significativamente”, disse.
A CRE de Cacoal realizou ainda, a entrega de um banner contendo as metas para cada escola, no intuito de divulgá-las para os alunos e comunidade em geral. O banner será fixado no pátio da Escola.
As Metas do Governo da Cooperação para a educação são:
1- Garantir que toda criança seja alfabetizada até aos oito anos de idade com domínio da leitura e da escrita, e os conceitos básicos de matemática.
2- Promover o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com igualdade, sem distorção idade/ano.
3- Garantir o acesso e permanência com sucesso dos alunos na escola.
4- Assegurar que a escola esteja aberta à comunidade local, oportunizando a sua participação ativa nas ações da mesma.
5- Implementar a gestão democrática, promovendo mudanças social, cultural e econômica na comunidade escolar.
6- Fomentar a formação continuada para os educadores buscando desenvolver a troca de experiências das ações pedagógicas.
A partir do cumprimento dessas metas, além da melhoria do IDEB, o governo de Rondônia prevê o pagamento do 14º salário aos funcionários das escolas que atingirem o percentual estipulado.
Em Espigão do Oeste, essa atividade está prevista para acontecer no próximo dia 07 de março.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!