Samu alerta sobre perigo de trotes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em entrevista na manhã desta segunda-feira (25), ao programa Bom Dia Caiari, apresentado pelas locutoras Monique Joner e Taís Leite na Rádio Caiari, a direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Velho, Carlos Jarlei e Mara Resende alertaram sobre os constantes trotes recebidos e as ações desenvolvidas pela unidade. Para Jarlei mesmo sabendo da grande importância do serviço, muitos insistem em comunicar falsas emergências. Segundo ele, ainda que o Samu tenha todo o cuidado em realizar uma triagem antes do deslocamento das unidades, não se tem como constatar a veracidade do caso. “Só depois que enviamos a equipe é que constatamos muitos casos forjados, ou mesmo, atendemos ligações que não passam de 'brincadeiras de mau gosto', disse o diretor.
O trote, seja ele qual for, de acordo com Jarlei, é prejudicial para o serviço que é prestado pelo Samu. “Pois isso coloca em risco a vida de outras pessoas que possam estar precisando, de fato, daquele atendimento, em uma situação de urgência ou emergência”, comentou.
Agradecimento
Durante o programa Jarlei e Mara responderam as perguntas de ouvintes realizadas via telefone, que agradeciam pelos serviços prestados pelo órgão e opinavam sobre procedimentos que podem ser adotados. A ouvinte Alcilene agradeceu ao vivo pelo atendimento que recebeu para a sua mãe, já falecida, que quando ainda enferma, todas as vezes que dependia do Samu, sempre foi muito bem tratada. “Os socorristas eram atenciosos e cuidavam com muito carinho da remoção da minha mãe até a unidade de saúde”, contou a ouvinte.
Distritos
Sobre as remoções de Upas e distritos, Jarlei informou que o secretário municipal de saúde Macário Barros e o prefeito Mauro Nazif, por também serem médicos, têm se preocupado, não deixando obstáculos que possam impedir esse serviço. “Estou tendo total apoio do prefeito e do secretário, que não estão deixando ambulâncias paradas em oficinas. E se acontece um problema com alguma UR imediatamente concertarmos e liberamos”. Além disso, segundo Jarlei e Mara as solicitações de materiais que são necessários para as ocorrências diárias, estão sendo pronto atendidas pela secretaria. “Isso torna mais eficiente a execução das atividades dos socorristas da capital”, disse Mara.
Serviço
Os diretores explicam quais são as situações em que o Samu deve ser chamado: “na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, em casos de intoxicação, queimaduras graves, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, quando houver acidentes ou trauma com vítimas. Por isso, a população deve se conscientizar que esse é um serviço para sua proteção, que deve ser contatado quando há risco à vida da pessoa”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!