O "MPE Brasil - prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas" se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Até 2007, o prêmio denominava-se Proqualidade, em 2008 houve a unificação dos prêmios estaduais, sendo adotado o nome: prêmio MPE Brasil. A unificação foi uma iniciativa dos parceiros para dar maior visibilidade e credibilidade às premiações. OMPE Brasil, etapa estadual, avalia duas dimensões de empreendedorismo: gestão pela qualidade e resultados, abrangendo as categorias:
Agronegócios, indústria, comércio, serviços turismo, serviços educação, serviços saúde, serviços tecnologia da informação, outros serviços e destaque de responsabilidade social.
Mc- em seu 10º ciclo, o MPE Brasil registou a inscrição 517 empresas, um recorde! Destas, 272 mantiveram-se aptas para concorrer ao prêmio. Na segunda fase (a de avaliação); 47 empresas foram visitadas pelos avaliadores da fundação nacional de qualidade e 7 empresas tornaram-se finalistas.
A quem é dirigido o prêmio
O MPE Brasil - prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas, é destinado às empresas que se enquadrem em determinadas características:
A) receita bruta anual de até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o estatuto nacional das microempresas e das empresas de pequeno porte - base 2011;
b) ter completado pelo menos 1 (um) ano fiscal completo, ou seja, ter
aberto a empresa até 31/12/2010;
c) ter domicílio fiscal no estado da respectiva inscrição;
d) comprovar regularidade fiscal e estatutária (caso seja selecionada para etapa de visitas).
Categorias de reconhecimento
As categorias de reconhecimento serão:
A) agronegócio;
b) comércio;
c) indústria;
d) serviços de educação;
e) serviços de saúde;
f) serviços de tecnologia de informação - desenvolvimento, implantação
e gerenciamento de software;
g) serviços de turismo - bares, restaurantes, hotéis, pousadas,
agências de viagens, transportes turísticos;
h) serviços - empresas de serviços que não se enquadrem nas categorias
de serviços acima.
As empresas inscritas em uma das categorias acima poderão optar por se candidatar também ao "destaque de boas práticas de responsabilidade social", que considera a atuação das empresas que tenham ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimentos da comunidade em que estão inseridas.