Uma equipe da gerência de cultura da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) estará em viagem pelos municípios de Vilhena, Nova Brasilândia, Rolim de Moura, Machadinho do Oeste, Cacaulândia e Buritis até o dia 24 deste mês, para dar continuidade ao cadastramento de artesãos.
“Os cadastros foram iniciados no ano passado em 11 municípios, este mês, serão mais seis e, até o final do ano, queremos concluir o cadastro dos artesãos de todo o Estado”, afirmou Wélida Sodré, coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) na Secel.
Segundo portaria enviada pelo PAB, artesãos, escultores, catadores, costureiras entre outros artistas do segmento devem se cadastrar, para isso é necessário a xerox do RG, CPF, comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e uma peça identificada com dados do artesão e detalhes sobre material e técnica utilizada. As peças serão enviadas à Brasília para registro e voltam para capital onde ficarão em exposição na Vitrine do PAB. Os interessados devem entrar em contato com a prefeitura do seu município, para mais informações.
A titular da Secel lembrou a importância deste trabalho. “O artesanato de uma região é a sua identidade, por isso estaremos sempre trabalhando para oferecer uma boa estrutura para os nossos artistas exporem seus trabalhos, para que a população possa conhecer e comprar peças feitas com tanta dedicação”, afirmou Mara Alves.
Feira de artesanato
A equipe irá aproveitar a oportunidade para selecionar artesãos para a II edição da Feira Estadual de Artesanato, que no ano passado reuniu mais de 80 artesãos de todo o Estado com exposição de trabalhos em madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros.
O produtor cultural Denis Carvalho, que também está à frente da organização, destacou que assim como na primeira edição, a população vai encontrar uma excelente estrutura no evento que será feito para toda a família.