Governo e prefeitura discutem parcerias para garantir mais segurança em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se na quinta-feira (7), com o secretário de segurança de Rondônia, Marcelo Bessa. O encontro que aconteceu na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla) também contou com a presença de equipes técnicas da Semtran e da Semur, sob a liderança dos secretários Carlos Guttemberg e Crhistian Camurça. Teve, ainda, a participação do delegado da Polícia Civil, André Roberto e do bombeiro militar Tijoio Pedrosa, ambos da gerência de planejamento da Secretaria de segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Na ocasião, o grupo tratou da formação de parcerias entre o Município e o governo do estado nas áreas de regularização fundiária, trânsito e segurança pública. Este último com foco para a limitação de horário destinado à venda de bebidas alcoólicas. “A prefeitura é uma parceira, mas esperamos que o estado também seja, pois só assim poderemos encontrar solução para muitos problemas que afligem a população”, disse Mauro Nazif.
Marcelo Bessa e André Roberto falaram do projeto que o governo tem para reforçar a segurança na Capital e em todo o estado. Citaram como exemplo, a construção de quatro Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp), sendo uma na zona Norte, outras nas regiões Sul, Leste e centro da cidade. O projeto também prevê a construção de Unisp nos distritos de Jacy-Paraná e Extrema, edifício sede da Polícia Civil e Centro Integrado de Inteligência, dentre outros.
Para que as obras avancem, Marcelo Bessa e seus assessores solicitaram doação de áreas devidamente regularizadas por parte da prefeitura. Como contrapartida, o governo estadual poderá ceder ao Município algumas estruturas, a exemplo dos prédios onde atualmente funcionam o 3º, 4º e 7º DPs. A parceria entre estado e prefeitura também poderá resultar em novas ações que irão reforçar a segurança no trânsito. Marcelo Bessa solicitou, ainda, apoio para disciplinar o horário da venda de bebidas alcoólicas nos bares da cidade, em especial, nas regiões que apresentam maiores índices de violência.
Grupos de trabalho
Por sugestão do prefeito Mauro Nazif, foram formados grupos de trabalho para tratar sobre regularização fundiária e trânsito. O primeiro, formado por integrantes da Sesdec e Semur vai se reunir no próximo dia 19, na sede da Semur, em horário a ser divulgado. Sesdec, Semtran e SAMU vão se reunir no dia 18, às 15 horas, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que fica na própria Sesdec, para tratar sobre as ações no trânsito.
Quanto a possibilidade de disciplinar horários para a venda de bebidas alcoólicas, com objetivo de diminuir os índices de violência, a Sesdec comprometeu-se em apresentar dados estatísticos que justifiquem a medida para serem analisados pela prefeitura. Após a análise, uma discussão conjunta deverá ser feita para definir as medidas a serem adotadas, caso seja necessário.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!