Energia sustentável do Brasil implanta segunda estação sismológica

Energia sustentável do Brasil implanta segunda estação sismológica

Energia sustentável do Brasil implanta segunda estação sismológica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a nova estação o monitoramento será mais preciso e vai registrar tremores de terra a milhares de quilômetros
A segunda Estação de Observação Sismológica é implantada pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) para dar maior precisão no monitoramento de movimentos que possam ocorrer na superfície terrestre na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Jirau. A estação foi instalada no começo deste ano e complementa a rede de monitoramento sismológico da Usina, que está em operação desde 2011.
Os equipamentos utilizados para detectar e medir ondas sísmicas na região da UHE Jirau é composto por um sensor que capta os sinais de vibrações do solo, um registrador e uma antena de GPS. Com os aparelhos das estações é possível registrar tremores de terra, sua intensidade e prever sismos a milhares de quilômetros. Os dados serão transmitidos, em tempo real, para o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). As estações sismológicas do Programa de Monitoramento Sismológico da Usina Jirau vão integrar a rede mundial de sismologia.
Segundo Marco Canedo, coordenador de Meio Ambiente da ESBR, o monitoramento sismológico tem importância não apenas para as comunidades locais envolvidas pelo empreendimento, mas também pelas informações levantadas, que integrarão o banco de dados de órgãos ambientais, universidades e demais instituições ligadas à rede mundial sismográfica, base para pesquisas científicas relacionadas a atividades sísmicas.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS