Na audiência com o governador Confúcio Moura na tarde desta quarta-feira (06), em Brasília, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, reafirmou o compromisso de liberar R$ 15 milhões para o Estado de Rondônia por meio do programa Água para Todos. Os recursos devem atender assentamentos rurais, distritos, comunidades ribeirinhas e indígenas.
Segundo o ministro, com a implantação do sistema simplificado de abastecimento de água, a população rural de Rondônia terá acesso à água tratada. Para Fernando Bezerra, as comunidades dispersas que já receberam a energia elétrica, através do programa Luz Para Todos, agora terão também a garantia de água de qualidade por meio do programa que a presidente Dilma Rousseff lançou em meados de 2011.
Confúcio Moura falou que os recursos tiveram apenas um adiamento transitório, porque ainda não foi votado no Congresso Nacional o orçamento de 2013. “A palavra do ministro está mantida, para que os recursos financeiros sejam liberados no mês de março, aí nós vamos trabalhar para a execução desse programa”, afirmou Confúcio.
Segundo o governador, a ideia é levar água tratada para os ribeirinhos que não têm água limpa para beber, como os moradores do distrito de Calama, São Carlos, Nazaré e outros que estão às margens do rio Madeira que infelizmente ainda não utilizam água adequada para o consumo humano. “Com os recursos nós vamos perfurar poços artesianos, construir os reservatórios e redes de distribuição para que essas comunidades possam ter água de qualidade”, enfatizou Confúcio.
Ainda na audiência, o governador reivindicou mais recursos do Ministério para este ano. O ministro acenou positivamente. O governador também apresentou pré-projetos na área de inclusão econômica voltados aos programas de arranjos produtivos locais das comunidades ribeirinhas, no sentido de buscar o desenvolvimento inclusivo.