PAZ NO TRÂNSITO - Sociedade é mobilizada em Rondônia

Sociedade é mobilizada pela paz no trânsito em Rondônia

PAZ NO TRÂNSITO - Sociedade é mobilizada em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Diversos parceiros reuniram-se hoje (6/2) na Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia para fazer um chamamento à população, por meio da imprensa, para a realização de uma mobilização contra a violência no trânsito em Rondônia. Além do Judiciário estadual, fazem parte da mobilização o Ministério Público, Detran, Sesdec (Polícia Militar - Cia Independente de Policiamento de Trânsito e Polícia Civil), Polícia Rodoviária Federal, Sesau - Hospital João Paulo II e Prefeitura de Porto Velho (Semtran e Semusa); e também, claro, aos veículos de comunicação e todo cidadão disposto a divulgar essas ideia.

O ponto de partida da ação foi o lançamento de VT (vídeo para televisão) de pouco mais de 20 segundos, em que o sobrevivente de um acidente nas ruas de Porto Velho fala sobre sua experiência. O mensagem é um alerta, pois, muitos dos que são vítimas do trânsito não conseguem continuar vivos para contar a história.

A preocupação do Judiciário de Rondônia com a questão nasceu da crescente demanda de processos de delitos de trânsito em tramitação no Tribunal de Justiça de Rondônia, o que motivou a grande mobilização contra a violência no trânsito, com ações integradas entre os diversos órgãos, segundo afirmou o corregedor-geral, desembargador Miguel Monico Neto, que coordenou a reunião. 
Ele apresentou os seguintes números:
- Em 2010 foram registrados no Judiciário
654 crimes de trânsito
- O número quase triplicou em 2011:
1.772 crimes de trânsito
- Em 2012, uma pequena queda:
1.650 crimes de trânsito
A adesão à campanha é maciça por parte dos órgãos cujas competências estão relacionadas ao trânsito da cidade. Com isso, algumas ações já foram iniciadas, como a formação de uma câmara de combate a violência no trânsito, composta por pessoas com poder de decisão em secretarias municipais e estaduais e órgãos ligados à justiça e à repressão, que devem efetivamente contribuir com medidas eficazes para a mudança de cenário. Também já começou a mobilização por meio de ofícios e reuniões de apelo ao Poder Executivo para a estruturação e incremento da delegacia especializada de trânsito.
Segundo o corregedor, está em articulação a criação de força tarefa para a fiscalização com recursos tecnológicos melhores, a fim de evitar a impunidade. Além da criação de vara especializada em crimes de trânsito para dar maior vazão aos processos. O TJRO fará a parte de criação e edição de campanha de mobilização social, pleiteando, inclusive, junto aos veículos de comunicação, a adesão de forma voluntária, numa grande mobilização pela vida.
Número preocupam
Hoje, no Brasil, são gastos mais de 30 bilhões por ano com os impactos sociais dos acidentes, a maior parte com tratamento hospitalar às vítimas. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, em Rondônia o número de cirurgias ortopédicas, a maioria em decorrência de acidente de trânsito, dão ideia da gravidade do problema, são agendadas de 50 a 60 por dia. O número de mortes no trânsito em 2012 foi de 120 pessoas, maior, por exemplo, que o número de homicídios.
Mortes entre os jovens cresceram na última década
Na década 1998/2008, o SIM/MS registrou um total de 38.273 mortes nos diversos tipos de acidentes de trânsito. O período evidencia preocupantes aumentos no número de óbitos por acidentes de trânsito, da ordem de 23,9%. Efetivamente, entre 2004 e 2008, as taxas da população não jovem passam de 18,6 para 19,1 óbitos em 100 mil não jovens, o que representa um magro acréscimo de 0,8%, enquanto as taxas juvenis passaram de 20,9 para 25,0 em 100 mil jovens, o que significa um aumento de 12,5%. Em outras palavras, os óbitos juvenis aumentaram 15 vezes mais que os do restante da população. Os números são da pesquisa Mapa da Violência no Brasil, feita pelo Instituto Sangari.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS