PAINEL POLITICO - Roberto Sobrinho tem contrato com prefeitura, estado e Assembleia - Por Alan Alex

Governo manda apertar o cinto e atraso no pagamento de fornecedores deve aumentar de quatro para seis meses.

PAINEL POLITICO - Roberto Sobrinho tem contrato com prefeitura, estado e Assembleia - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Casa Civil

O secretário adjunto da Casa Civil, Edvaldo Sores nomeou, de uma tacada só no governo, sua ex-esposa Elenilda Maria Santana Soares (CDS 18); a nora, Bruna, a irmã, Luciana Soares e ainda emplacou a atual esposa no Senado. Tudo em família, devidamente registrado em Diário Oficial. Só tenho uma dúvida pequena, como era mesmo aquela conversa sobre lei anti-nepotismo?

Falha

O titular da Casa Civil, Marco Antônio Faria informou que realmente viajou a Goiânia no período de 11 a 20 de janeiro deste ano, mas o edital de autorização e diárias estava errado. Segundo informou a Casa Civil, um novo ofício foi feito liberando o pagamento de diárias. Ele apresentou documentos comprovando que participou de reuniões na Assembleia Legislativa daquele Estado e não no Congresso Nacional, como foi publicado no Diário Oficial.

Aumentou

A Petrobrás reajustou a gasolina em 6,6% e o diesel em 5,4%. O aumento vale a partir da meia-noite desta terça-feira. Nesse reajuste não estão inclusos os impostos como ICMS dos estados.

Resumindo

Aquele “desconto” da energia elétrica foi compensado pelo reajuste dos combustíveis. Eita brasilizão!

Despesa 00

Que o governo anda com dificuldades de cumprir compromissos não é nenhuma novidade, mas é bom os prestadores de serviço ficarem atentos. Já partiu do Palácio a ordem para não pagar nenhuma conta que dependa da arrecadação própria do Estado, ou seja, os recursos do cofre vão todos para cobrir a folha de pagamento. Isso quer dizer que os atrasos, que estavam girando em torno de 4 meses, vão subir para 6 meses. Quem tem caixa vai aguentar, mas quem não tem deve fechar as portas. E mesmo assim vai faltar dinheiro.

Desmachando

Em viagem pelo interior passei pela cidade de Ariquemes, que foi comandada por Confúcio Moura durante seis anos. A cidade está uma buraqueira só. As avenidas principais já são ruins, mas as paralelas são ainda piores. O asfalto é o famoso “casca de ovo”, bem parecido com esse que Roberto Sobrinho presenteou Porto Velho. Eles devem ter feito o mesmo curso de prefeito.

Escura

Ariquemes também tem problemas sérios de iluminação nas ruas. Moradores reclamaram que centenas de postes estão com lâmpadas queimadas. E vocês sabem quem era a pessoa responsável pelo contrato de troca de lâmpadas lá em Ariquemes na época que Confúcio comandava? Perdoem o trocadilho com o nome, parece piada sem graça, mas era a atual secretária de educação do Estado, Isabel Luz. Moradores disseram que no tempo dela era bem pior. Se era ruim antes, imagine agora.

Tripla jornada

O ex-prefeito de Porto Velho, que não conseguiu concluir o mandato graças a ação do Ministério Público e da Justiça, tem um contrato com o município através da secretaria municipal de educação de 20 horas, um de 20 horas com o Estado através da Secretaria de Educação e um de período integral com a Assembleia Legislativa.

A disposição

Agora ele entrou com um pedido para ficar apenas na Assembleia. É bom dar uma olhada para ver como ele fazia antes de ser prefeito para manter essa tripla jornada. Ele lembrou aquele servidor do Tribunal de Contas que conseguiu concluir a faculdade de medicina, que é tempo integral, trabalhando no TCE e em hospitais, tudo ao mesmo tempo agora.

Ou mais

A ilustre ex-vereadora Mariana Carvalho, que conseguiu fazer Direito e Medicina e ainda ser vereadora nas horas vagas. E olha que ela queria ser prefeita. A          cho que se tivesse sido eleita, conseguiria fazer duas outras faculdades, engenharia quântica e medicina biomolecular. E eu tive que trancar Direito por duas vezes. Acho que devo ter algum problema de aprendizado.

Organizando

O vereador Alan Queiroz, atual presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho está tentando arrumar a casa. Ele ficou surpreso ao ser informado, por exemplo, que os pagamentos dos servidores é feito com cheques nominais. Já mandou licitar um banco para poder modernizar o sistema. Ele disse ainda que pretende implantar o Portal da Transparência o mais rápido possível e fazer uma auditoria nas planilhas da reforma que estava sendo feita. Servidores contaram que em todos os gabinetes, sem exceção, tem goteiras.

Na OAB

Andrey Cavalcante também está arrumando a casa. E a coisa anda feia por lá. Paredes com infiltração, móveis desgastados e com aparência de coisa velha e diversos problemas estruturais, como vazamentos, tomadas danificadas, enfim. Por lá as coisas já começaram a mudar. A ideia é fazer com que o prédio da Ordem seja digno da classe, elegante sem ser ostensivo e sem parecer a sede de um clube de futebol.

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

Horário das refeições é tão importante para perder peso quanto contagem de calorias

A maioria dos programas de emagrecimento busca o equilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético, mas um novo estudo, publicado nesta terça-feira, na “International Journal of Obesity”, põe em foco um fator necessário para a perda de peso: o horário. Pesquisadores do Hospital Feminino de Brigham, em colaboração com as Universidades de Murcia e Tufts, descobriram que não só o que se come, mas quando se come pode ajudar na perda e manutenção do peso. — Este é o primeiro estudo prospectivo em larga escala que demonstra que o horário das refeições pode prever uma perda de peso efetiva — afirma o neurocientista Frank Scheer, diretor do Programa Médico de Cronobiologia do hospital, professor adjunto da Escola de Medicina de Harvard e coordenador do estudo. — Nossos resultados indicam que pessoas que se alimentam mais tarde apresentam um índice de perda de peso mais lento e perdem menos peso que os que se alimentam mais cedo, sugerindo que o horário das refeições pode ser um fator importante nos programas de perda de peso — explica. Para validar o papel do horário da alimentação no emagrecimento, os pesquisadores examinaram 420 voluntários acima do peso que seguiram um programa durante 20 semanas na Espanha. Os participantes foram divididos em dois grupos, de acordo com os horários que se alimentavam, selecionados a partir da hora do almoço, considerado a principal refeição do dia. Durante esta refeição, 40% das calorias do dia eram consumidas. O grupo que se alimentava mais cedo almoçava antes das 15h e os que se alimentavam mais tarde, depois das 15h. O grupo que almoçava mais tarde perdeu menos peso, de forma mais lenta, e ainda mostrou sensibilidade menor à insulina, um fator de risco para a diabetes. Os pesquisadores consideraram que o horário das demais refeições menores não teve papel importante na perda de peso. Entretanto, os voluntários que almoçavam mais tarde também consumiram menos calorias ou deixavam de comer durante o café da manhã. Outros fatores tradicionais foram levados em conta na pesquisa, como a ingestão e gasto calóricos, os hormônios leptina e grelina, ligados ao apetite, e a duração do sono. Entre estes fatores, os pesquisadores não encontraram diferenças entre os dois grupos, o que significa que o horário da refeição foi um fator importante e independente na perda de peso.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS