A cerimônia de inauguração do Centro de Excelência em Educação e Tecnologia – CEET/SENAI Sebastião Camargo será realizada na próxima quarta-feira, 30, às 16 horas, em Porto Velho. A solenidade contará com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú, que também preside o Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO); diretor regional do SENAI/RO, Silvio Liberato; diretor da escola do SENAI, Celso Zanellato; Governador Confúcio Moura; prefeito Mauro Nazif; representantes da Construtora Camargo Corrêa, além de colaborares e alunos da instituição.
O CEET é uma unidade voltada para área da construção civil e tem como principal objetivo capacitar mais de 1.600 alunos em 18 cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Situado no bairro Lagoa, atrás do SESI Clube, em uma área de 2.254,55 m², o CEET conta com dois laboratórios e 12 salas de aula, onde serão ministradas oficinas de informática, desenho técnico, eletricidade predial, carpintaria, pintura, biblioteca e ainda, máquinas pesadas, no ambiente externo da escola.
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, ressalta a importância da construção de Centros de Tecnologia no Estado. “Esperamos que essas novas tecnologias sirvam de impulso indutor para o mercado em Rondônia, seja na utilização de mão de obra ou da tecnologia inovadora de construção dos centros’’, afirmou o presidente.
Dados da última pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, sob a coordenação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), apontam que a construção civil nos últimos anos retomou seu espaço no processo de desenvolvimento do País, em virtude do aumento significativo de investimentos em infraestrutura e habitação.
Segundo o diretor regional do SENAI/RO, Silvio Liberato, um dos itens da pesquisa mostra uma avaliação do trabalho do SENAI no setor da construção civil. ‘‘Nesta pesquisa constata-se que houve um ganho significativo na qualificação de mão de obra, onde as construtoras declaram investimentos no aumento da mão de obra qualificada’’.
Sobre a inauguração do CEET, Liberato acrescentou que “a escola especializada vai trabalhar no desenvolvimento de programas de apoio ao setor, concebidos pelo Departamento Regional do SENAI e seus sindicatos afiliados”, ponderou.
Uma das metas da FIERO é contribuir para o crescimento da construção civil no Estado, diminuindo a carência de mão de obra especializada no setor. E assim como em Porto Velho, em breve também será inaugurada uma unidade do Centro de Excelência em Educação e Tecnologia (CEET) no município de Ariquemes.