No próximo dia 24 de janeiro (quinta-feira), celebra-se a memória de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas. Os profissionais de imprensa estão sendo convidados a participarem de uma missa em ação de graças, a ser celebrada nesta data, às 19 horas, na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima (localizada no bairro do Areal em Porto Velho, nas proximidades da Central de Polícia e do Colégio Getúlio Vargas).
A iniciativa é do jornalista Paulo Ayres, que conclama a todos os colegas a participarem deste ato religioso, em honra ao santo padroeiro da categoria. A Santa Missa é o ponto mais alto da vida de oração de todo cristão. A missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico, portanto, “é momento de agradecimento, de arrependimento, e de pedir bênçãos e se efetivar os pedidos pessoais de graças”, destaca o jornalista.
São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas é lembrado, em particular, pela sua grande humildade e sabedoria, qualidades que utilizou em favor da unidade da Igreja Católica. Bispo e Doutor da Igreja, Francisco de Sales se tornou o padroeiro dos jornalistas, pelo seu hábito de espalhar folhas manuscritas com as próprias homilias, colocando-as por debaixo das portas das casas particulares ou colando-as nos muros. São Francisco de Sales é ainda o santo padroeiro dos jornalistas, dos autores, dos escritores e dos surdos-mudos, além de ser o patrono da Ordem das Irmãs Salesianas.