MP, Prefeitura e órgãos de segurança definem Termo de Ajustamento de Conduta para carnaval 2013
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Estiveram reunidos nesta sexta-feira, 11, no auditório do Ministério Público Estadual, representantes da Fundação Cultural Iaripuna, da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Polícias Civis e Militares, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito; do Ministério Público do Estado; diretores e presidentes dos blocos e entidades carnavalescas da capital, para realizar ajustes no Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) para o carnaval 2013.

A presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Jória Baptista, disse que o objetivo foi finalizar o acordo discutido em reunião no início da semana entre prefeitura, carnavalescos e órgão de segurança pública. “ A Iaripuna, juntamente com parceiros, quer realizar um carnaval bem organizado com horários, trajetos, segurança e facilidade para que tanto os foliões como a população em geral possam trafegar sem transtornos com os desvios das ruas que serão interditadas”, afirma.
Trânsito
Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Guttemberg, foram definidos três circuitos e a proposta da Semtran é trabalhar de uma forma que reduza o impacto da fluidez do trânsito. “Faremos a interdição dos locais destinados ao carnaval e vamos disciplinar o trânsito no entorno, por meio da sinalização e informando o novo trajeto. Nós propomos três circuitos: Pinheiro Machado, Centro; Jatuarana, zona Sul e José Amador dos Reis, zona Leste”, explica.
Infância
O promotor da Infância e Juventude de Porto Velho, Marcos Valério Tessila, disse que dois Conselhos da Infância e da Juventude estarão de plantão neste período. “Colocaremos também equipes do Conselho e, assim como a secretaria municipal de Assistência Social, em locais estratégicos”, disse.
Definição
O vice-presidente da Fundação Iaripuna, Francisco das Chagas Peres, informou que na próxima segunda-feira (14), às 9 horas, haverá nova reunião na Semtran com objetivo de definir a quantidade de blocos carnavalescos que irá desfilar cada dia. “Até o momento, 32 blocos se cadastraram para desfilar, mas nem todos apresentaram os documentos necessários”, afirmou. O objetivo, segundo Peres, é limitar em no máximo quatro desfiles por dia para facilitar a segurança e a organização do evento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!