A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) convida a população a realizar doações de sangue. Devido às proximidades do carnaval, a Fundação pretende reforçar os estoques com todos os tipos de sangue. Qualquer pessoa maior de idade pode ser doador.
De acordo com a assistente social Maria Luiza Pereira, para atender a demanda de pacientes do município e de outras cidades, há a necessidade de 100 bolsas diárias, mas essa meta não é atingida. “No máximo que conseguimos são 50 diariamente e agora vai começar o carnaval, então convidamos todos os moradores de Porto Velho para realizar doação”, disse Maria.
Atualmente, a Fhemeron possui aproximadamente 60 mil pessoas cadastradas no banco de dados, porém, desde total, apenas 10% retornam depois da primeira doação. Neste momento o local possui apenas 300 bolsas de sangue, o ideal seria quase o dobro.
Ainda de acordo com Pereira, a procura maior é pelo sangue O positivo e negativo. Ela ainda explica que a cada paciente atendido no local, a Fundação pede que a família disponibilize outras três pessoas para doar. “O que acontece é que a maioria das pessoas só doa quando é para algum parente ou amigo que esteja necessitando. Elas precisam ter consciência que podem salvar em menos de dez minutos a vida de outras pessoas que elas não conhecem. Doar sangue é um ato de amor”.
Um caso atípico ocorreu na última segunda-feira (7), quando a família da criança diagnosticada com dengue hemorrágica, Samara Aguiar de Sá, 9 anos, realizou uma verdadeira campanha para arrecadar sangue para a menina. A média de doadores por dia na Fhemeron não ultrapassa 50 e, apenas em um dia, cerca de 180 pessoas procuraram o local para ajudar Samara.
Público Jovem
Para atrair o público jovem, a Fundação inaugurou em 2011 o projeto Jovem Sangue Bom. O objetivo é realizar palestrar em escolas públicas e particulares do ensino médio de Rondônia para conscientizar a juventude de 16 e 17 anos a realizar doações. Para isso, é necessário que eles tenham autorização dos pais ou responsáveis e preencham os critérios normais exigidos pela Fundação.
Nesse primeiro momento, apenas escolas de Porto Velho participam do projeto, mas a meta é expandi para outros municípios do Estado. Na capital, participaram os colégios João Bento da Costa, Carmela Dutra, Objetivo, e Tiradentes.
Critérios para ser doador
• Ter boa saúde;
• Apresentar documentos com fotos, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
• Pesar a cima de 50 kg;
• Ter entre 16 e 67 anos de idade;
Recomendações para o dia da doação
• Repousar no mínimo seis horas na noite anterior;
• Estar em jejum;
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anterior;
• Evitar fumar por 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos;
Localização
A unidade da capital está localizada na Av. Governador Jorge Teixeira ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro e funciona das 7h às 18h para doações e até as 19h para outros serviços. Mais informações 3216-2234 ou 0800-642-5744.
Além de Porto Velho, as cidades de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena também possuem unidades de doações.