Segundo o diretor executivo do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Sérgio Basano, a unidade de saúde referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, soroterapia, entre outras, realizou no ano passado mais de 350 mil atendimentos.
Em 2012, entre os atendimentos, foram realizadas mais de 1.700 internações, 16.500 consultas ambulatoriais, 8.500 atendimentos no pronto socorro. Serviços como raios-x, curativos, exames laboratoriais, ultrasson, aplicação de soros específicos (tétano, difteria, raiva, antiofídicos entre outros), somaram mais de 170 mil.
Segundo Besano, a unidade atende nas especialidades de infectologia, dermatologia, pneumologia, cirurgia geral (pequenas intervenções), medicina intensiva (UTI), clinica geral e cardiologia, com guia de encaminhamento medico para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Rondônia, pacientes do norte do Mato Grosso, sul do Amazonas, cidades do Acre e Bolívia. "O Cemetron, mesmo não sendo um pronto socorro, atende 24 horas".
Atualmente, a unidade conta com 85 leitos sendo 12 de isolamento, sete de UTI, 64 de enfermaria. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos somam 400 servidores.
Mais informações sobre a unidade podem ser obtidas através do Serviço de Arquivo Medico e Estatística do Cemetron (Same) pelo (69) 3216-2201 ou via e-mail (cemetrongab@gmail.com). Profissionais habilitado estão a disposição para esclarecer dúvidas, mas isso não substitui a consulta medica.