Projeto Bombeiro Mirim resgata vidas em Rondônia

Projeto Bombeiro Mirim resgata vidas em Rondônia

Projeto Bombeiro Mirim resgata vidas em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia, através do Corpo de Bombeiros Militar, vem realizando o sonho de centenas de crianças e adolescentes com o desenvolvimento do projeto social Bombeiro Mirim.  
“Sabemos que a instituição tem o papel de salvar vidas. Esse projeto também é uma forma de salvar a vida dessas crianças. Muitas vezes, elas não têm perspectiva de futuro e desconhecem suas habilidades e capacidades. E é isso que o Bombeiro Mirim faz: resgatar vidas para uma sociedade melhor”, explica o governador Confúcio Moura.
O projeto teve início em Guajará-Mirim. Há mais de uma década é desenvolvido com o objetivo de inserir crianças e adolescentes de baixa renda ao seio da sociedade, afastando este público dos perigos, desvio de condutas e de pessoas envolvidas na criminalidade, além de preparar essas crianças para o futuro, agregando valores de vida.
Durante a formação, as crianças têm a oportunidade de serem treinadas com uma grade curricular de dez disciplinas com 325 horas de aulas teóricas e práticas. “Foi ótimo. Aprendi bastante com o curso. Aprendi a melhorar o meu comportamento, a respeitar o próximo, primeiros socorros, e sei que, se algum dia precisar, vou saber usar tudo isso”, afirma o Bombeiro Mirim Diego de Oliveiras, 11 anos.
As instruções são específicas da Corporação, sendo cotadas como as principais para promovera diferença na vida destes pequenos. As crianças recebem instruções de combate a incêndio, primeiros socorros, ética e cidadania, entre outras que fazem dos participantes verdadeiros Bombeiros Militares. “Gostei muito do curso. Hoje sei distinguir um animal peçonhento e não peçonhento. Agora estou decidida e sei o que quero ser quando crescer. Vou bombeira”, diz a aluna de 12 anos, Grabrielle Santana.
Durante o ano passado, o projeto foi realizado em Pimenta Bueno,Buritis, Pimenteiras, Ouro Preto, Nova Mutum e Guajará-Mirim. Mais de 400 crianças e adolescentes foram formados em todo o Estado.
Para o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Lioberto Ubirajara Caenato, é gratificante ver a proporção que o projeto vem alcançando. “Estamos levando bem mais do que técnicas de salvamento, levamos ética, cidadania, lazer, cultura e principalmente, a oportunidade de um futuro melhor”.
Sobre o projeto
Participam do projeto crianças de 9 a 16 anos. Cada turma tem em média 70 alunos. Empresas e instituições trabalham em parceria com os Bombeiros neste projeto, de forma a contribuir nas informações de cunhos sociais como meio ambiente, cuidado no trânsito, entre outros. Os parceiros também participam da confecção dos uniformes e fornecimento de lanches.
Bombeiro Mirim em ação
Evaneide Costa, mãe do Bombeiro Mirim Frank Costa, relata com orgulho a ação rápido do filho para salvar a vida de uma vizinha. “Meu filho estava em casa e foi chamado por um amigo, que também participou do curso, para socorrer a nossa vizinha desmaiada. Eu também tentei ajudar passando álcool no rosto dela, mas não adiantou. Então meu filho e o amigo realizaram a massagem cardíaca e ela retomou a consciência. Quando a ambulância chegou fomos surpreendidos com a notícia de que ela havia sofrido uma parada cardíaca e que graças a ação rápida das crianças ela estava viva”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS