|
Hélio Vieira, durante inauguração da nova sede da subseção de Ariquemes
|
A interiorização das ações da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, assegurando maior assistência e melhores condições aos advogados que atuam nas Comarcas foi o centro das atenções da administração do advogado Hélio Vieira da Costa, como presidente da OAB Rondônia que, ao longo desses seis anos, desenvolveu um trabalho avaliado como positivo, sobretudo, no que diz respeito à defesa e valorização da advocacia.
“A advocacia do interior foi privilegiada, sendo o foco central de nossa gestão. Essa interiorização resultou na construção de três novas subseções e a reforma e modernização geral de outras três subseções. E tem mais: onde tem a presença de trinta (30) advogados justificou a criação e instalação de uma subseção para firmar o nome da Ordem como instituições presente na defesa da advocacia e da sociedade”, destaca o presidente da OAB-RO.
De acordo com Hélio Vieira, a interiorização da OAB-RO possibilitou a realização de vários eventos, palestras e atividades sócio-culturais. “Em Ji-Paraná, construímos o Clube dos Advogados.
Já em Porto Velho, implantamos o Hotel de Trânsito para dar maior apoio aos advogados que, muitas vezes, se deslocam do interior para a capital, a fim de desenvolverem plenamente suas atividades”, desataca Vieira, acrescentando que implementou também o Escritório Cooperativo, em 2007, e que hoje já atende mais de 50 mil demandas em todo o Estado.
Amante do esporte, sobretudo futebol, Hélio Vieira idealizou, em 2007, a realização de campeonatos intersubseções, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e a saúde dos advogados que, através de atividades físicas, passaram a ter uma melhor qualidade de vida.
“Na minha administração, implementamos o processo eletrônico, buscando a uniformização dos softwares junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Lutamos também por dois expedientes perante a Justiça comum, visando uma melhor assistência jurisdicional”, observou o presidente da OAB rondoniense.
No trabalho voltado ao fortalecimento da cidadania, a gestão de Hélio Vieira conseguiu aprovação pela Assembleia Legislativa e a sanção do Governador ao projeto de Lei que assegura a inclusão na grade curricular das escolas da rede estadual de ensino da disciplina de ‘Noções Básicas de Direito’, objetivando dar ampla divulgação à legislação brasileira.
“Enfim, em nove anos, contando os três anos da gestão do colega advogado Orestes Muniz Filho, mantivemos o mesmo valor da anuidade, sem esquecermo-nos de defender, intransigentemente, as prerrogativas dos advogados. O interior sempre foi prestigiado e, nesta gestão, de uma maneira muito especial. Visitamos muito as Subseções e a conduta da diretoria sempre foi bastante elogiada”, acrescentou o presidente da OAB-RO, que se prepara para passar o cargo de presidente para o seu sucessor, Andrey Cavalcante.
Ao se preparar para passar o ‘bastão’ da OAB Rondônia ao seu sucessor, o advogado Andrey Cavalcante, Hélio Vieira assegura que está com a sensação do dever cumprido.
“Como último ato, inauguramos a nova sede da Subseção da OAB Ariquemes, uma das mais modernas e amplas da região e entregamos aos advogados de Ji-Paraná e região, um moderno clube para garantir o lazer e o congraçamento dos profissionais do direito atuante na região central do Estado. Essas realizações marcam um ciclo virtuoso para a advocacia regional. Desde que o colega Orestes Muniz assumiu a OAB, em 2004, e com a minha posse, em 2007, construímos e inauguramos cinco novas subseções. Construímos o novo clube do advogado, em Porto Velho; o clube em Ji-Paraná; reformamos outras quatro subseções e criamos e instalamos outras oito, para impulsionar a valorização e defesa da advocacia e da Justiça”, reitera Vieira.