SENAI RO continua a atender demanda de vagas para cursos do Pronatec em 2013

SENAI RO continua a atender demanda de vagas para cursos do Pronatec em 2013

SENAI RO continua a atender demanda de vagas para cursos do Pronatec em 2013

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Representado pela diretora de Operações Adir Oliveira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO) foi uma das instituições ofertantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a participar da reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, no último dia 14 de dezembro, na capital.
A reunião, que além do SENAI contou também com a presença de representantes Ifro, SENAC, Senar, Sest Senat, teve como objetivo definir o lançamento dos cursos para 2013 quando serão disponibilizadas mais de 10 mil vagas, cujas pré-matrículas iniciam na próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, no Sine municipal.
A diretora Adir explica que para facilitar à população, ficou decido durante a reunião que o Sine municipal fará a pré-matrícula e as instituições mandarão representantes para efetivar a matrícula do aluno, no local. “Por meio desta importante parceria, o SENAI tem por objetivo a formação de jovens para o mercado de trabalho e desenvolvimento da mão-de-obra do Estado e do País, fortalecendo as aptidões técnicas e aprimorando os conhecimentos para aplicação no sustento próprio e de seus familiares”, afirmou.
O aluno de Panificação, da Escola SENAI Marechal Rondon, Cleiton Guimarães, ganhador da medalha de bronze na Olimpíada do Conhecimento 2012, realizada em São Paulo, marcou presença no evento e foi o responsável pelos pães e bolos servidos durante o café de encerramento da reunião.
A Escola SENAI Marechal Rondon vai oferecer os cursos gratuitos de almoxarife, auxiliar cursos humanos, desenhista de produtos gráficos web, auxiliar operador de logística, em web design, confeccionador de bijuterias, desenhista de joias, joalheiro, mecânico de manutenção de motocicleta, de refrigeração de climatização domestica, e industrial, estilista, costureiro industrial de vestuário, mecânico manutenção de maquinas de costura, modelista, serigrafo, salgadeiro, auxiliar de padaria, padeiro confeiteiro, pizzaiolo, produtor de derivados do leite.
Na Escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso (Metal Mecânica) serão disponibilizados os cursos também gratuitos, de montador de estruturas metálicas, oxicortador a mão e máquina, caldeiraria, conformador de peças em metal, eletricista industrial, fresador em CNC e mecânico, lubrificador mecânico, mecânico manutenção em bombas hidráulicas, Pintor industrial, retificador mecânico, serralheiro, soldador arco submerso, soldador eletrodo revestido, soldador MIG-MAG, soldador TIG em aço, torneiro mecânico, soldador eletricista industrial e instalador predial.
Escola SENAI Construção Civil vai abrir cursos gratuitos para carpinteiro de obras, de telhado, desenhista da construção civil, eletricista de alta e baixa tensão, encanador e instalador predial, mestre de obras, operador de máquinas de construção civil, operador de máquinas de marcenaria, pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa, pintor de obras e encanador, pedreiro de alvenaria e revestimento.
A documentação varia de acordo com cada instituição ofertante. Contudo, os documentos básicos necessários para efetuar a matrícula, são: Cópia RG, CPF, título de eleitor, foto 3x4, comprovante residência, comprovação de benefício recebido pelo Governo Federal como o Bolsa Família, ou estar inscrito no Cadastro Único, na Secretaria municipal de Assistência Social, comprovante de conta bancária, qualquer banco, no CPF do aluno, cópia do cartão Leva Eu e documento do responsável legal, no caso de menor de idade. A escolaridade mínima exigida é o sexto ano completo. Como incentivo, além da gratuidade do curso, os alunos recebem oito reais por dia como auxílio de custo para transporte e alimentação. 
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) constitui uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de fomentar e apoiar a rede de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica. O programa também pretende melhorar a qualidade do Ensino Médio na rede pública e ampliar oportunidades de educação a trabalhadores, por meio de cursos gratuitos.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS