Identificar e oferecer condições de melhorias para os cidadãos por onde a empresa está inserida, esta é a marca da Construtora Camargo Corrêa, que desenvolve programas sociais objetivando estes fins. No mês de Novembro e no início de Dezembro, a instituição realizou ações oriundas do Programa Grandes Obras pela Infância, que tem como parceiro a organização Childhood Brasil. A ideia é a prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes na região de influência da obra da Usina Hidrelétrica Jirau, por meio da sensibilização de empresas e funcionários envolvidos no empreendimento.
No dia 9 de novembro, a Camargo Corrêa e o Instituto Camargo Corrêa deram início ao processo de capacitação e formação dos conselheiros tutelares de Jaci Paraná. A ação, que também conta com o apoio da Associação Brasileira dos Magistrados e Promotores de Justiça (ABMP), é uma das iniciativas do projeto de fortalecimento do Sistema de Garantia do Direito da Criança e do Adolescente, que realizará ainda uma especialização em direito da criança e do adolescente, além da reformulação dos marcos legais e regulatórios referentes às medidas socioeducativas e à apuração do ato infracional. “Por meio do projeto, a Construtora Camargo Corrêa vem para potencializar a formação dos conselheiros tutelares através da informação, para que possam atuar em prol da proteção do direito das crianças e dos adolescentes na região”, explica Cristiane Tessaro, supervisora de responsabilidade social da Construtora.
Durante a ação, cinco conselheiros tutelares de Jaci Paraná serão capacitados até o final de 2013 pelo consultor da ABMP, Raul Araujo. “Este treinamento é de suma importância, pois aprimoramos nosso conhecimento e adquirimos mais experiências para desenvolver o nosso trabalho com mais firmeza”, comenta Célia Rodrigues dos Santos, conselheira tutelar.
Trabalhando os direitos das crianças através de oficinas
No dia 1° de Dezembro, a Construtora Camargo Corrêa também realizou uma oficina de comunicação com crianças do distrito de Jaci, em que assuntos referentes aos direitos da criança foram tratados de maneira amena e diversificada. Na ocasião, foram realizadas dinâmicas para as crianças de nove a 13 anos. Também foi produzida uma Rádio Novela em que três grupos foram formados para criarem o seu próprio produto.
Para Luzia Pacheco, assistente administrativa da Camargo Corrêa, o principal intuito é trabalhar a infância da criança. “Esta ação faz parte do Programa Grandes Obras Pela Infância e do Programa Infância Ideal. Nós queremos garantir que os direitos da criança e do adolescente sejam respeitados, combatendo a violência e a exploração sexual infantil”, explica.
A Construtora Camargo Corrêa ainda vai doar rádios e microfones para a implantação de Rádios-Recreio em três escolas de Jaci: Escola Estadual Maria de Nazaré, Escola Municipal Cora Coralina e Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon. “É muito bom participar desta Oficina. A maioria das crianças fica em casa e aqui nós podemos nos divertir, aprendendo a ser criança, conhecendo nossos direitos e deveres”, ressalta Mateus do Carmo (10 anos), participante do evento.
De acordo com Danúbia Gardênia, da Oficina de Imagens de BH – empresa contratada pela Camargo Corrêa para gerenciar as oficinas – a realização das atividades permite discutir a questão dos direitos das crianças, de maneira que elas possam compreender melhor o delicado assunto. “Nós realizamos este trabalho com as crianças e adolescentes para debater a questão da violência sexual e os direitos dos mesmos. As dinâmicas e os trabalhos que fazemos aqui nos permitem expor todos estes assuntos para eles”, conta Danúbia.