Uma patrulha do 6º Batalhão de Polícia Militar, lotada na 3ª Cia em Nova Mamoré, na tarde de sábado (24/11), montou uma barreira na BR 425 na entrada da cidade sentido Guajará-Mirim/Nova Mamoré para intensificar o combate ao narcotráfico na região.
Logo os policiais militares perceberam a chegada de dois elementos numa motocicleta 125cc vermelha e placa NBP 1210 de alta Floresta do Oeste - RO, que ao avistarem a viatura da PM empreenderam fuga em alta velocidade. Diante das suspeitas a guarnição fez acompanhamento tático da moto, até conseguir dá ordem de parada ao condutor do veículo que não obedeceu e mais a frente o carona que carregava uma mochila nas costas, pulou se homiziando em seguida no matagal da área.
O piloto da motocicleta continuou a fuga e alguns metros depois, perdeu o controle da direção vindo a cair ao solo, momento em que foi preso. O comparsa dele que tinha se escondido na mata, foi detido durante as buscas dos militares que localizaram o mesmo já homiziado atrás da escola municipal Valverde de posse da mochila contendo invólucros de entorpecente.
A dupla foi identificada, como sendo: Dilnair F. C., 39 anos, de alcunha “Cabrito” que pilotava a moto antes de ser pego e já é bastante conhecido no meio policial. O outro forneceu o nome de Júlio C. M., 27 anos, onde depois de pesquisa nominal constatou-se um mandado de prisão em aberto em seu desfavor. Quando indagados da origem da substância alegaram que adquiriram no distrito do Iata, mas há fortes indícios de que o produto é moeda de troca de uma motocicleta cruzada recentemente para a Bolívia.
Dilnair e Júlio foram levados para PF em Guajará-Mirim, sendo incursos na Lei vigente e estão no presídio masculino aguardando o Poder judiciário se manifestar. A substância apreendida pesou aproximadamente 1,5 kg de cocaína oxidada. A moto, uma balança de precisão, certa quantia em dinheiro em cédula e aparelhos celulares, também foi entregue ao plantonista na PF aos procedimentos legais.