Como resultante da preocupação do Estado com a alfabetização de jovens, adultos e idosos, a secretária de Educação, Isabel Luz, participou na manhã desta terça-feira (27), na Casa de Detenção Doutor José Mario Alves da Silva (Urso Branco), da solenidade de formatura dos alfabetizados do sistema penitenciário de Rondônia de 2012.
A solenidade de abertura contou com a apresentação de dois detentos, o orador Fabrício Lopes de Lima que prestou uma homenagem aos colegas, e com o músico Rosivan Cavalcante que cantou a musica “Conquistando o Impossível”.
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é a forma que o governo Federal tem trabalho para erradicar o analfabetismo no Brasil, uma parceria do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Justiça e a Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc). Esta é mais uma porta aberta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
A educação dos jovens exige um equacionamento que vá além da perspectiva puramente educacional. Nesse sentido, várias têm sido as iniciativas da Seduc em investir no aprendizado desses jovens e adultos, é auxiliados a dar passos no sentido da mudança e do reinventar de uma nova forma de vida.
A formatura dos alunos do Brasil Alfabetizado é a demonstração de que estamos vencendo a batalha do entendimento que a educação é promotora de mudanças e de inclusão social. Aprender a ler e a escrever tem o significado de sair da “escuridão” e de passar para um novo momento de claridade do conhecimento e entendimento do mundo, destacou Isabel Luz que parabenizou os 89 detentos presentes na formatura com a entrega de certificados de conclusão do curso.
A formatura contou com a presença do adjunto da Seduc, Daniel Glaucio; do diretor do Urso Branco, Idel Martins Gonçalves; da coordenadora de educação de Porto Velho, Iranir Oliveira, entre outras autoridades.