A secretária de Estado da Educação (Seduc), Isabel Luz, recebeu nesta quarta- feira (14), em seu gabinete, professores doutores das Universidade Pablo Del e Universidade de Murcia, localizadas na Espanha. Juntamente com os professores estrangeiros, estavam professores mestres do quadro efetivo do Estado.
O objeto da reunião é criar uma parceria através Seduc envolvendo o Brasil e a Espanha, para que professores da rede estadual de educação possam fazer cursos de mestrado e doutorado. Os cursos seriam realizados no Brasil, em parceria firmada entre as instituições e o governo do Estado.
O professor mestre em história, Francisco das Chagas Silva, ficou com a tarefa de formular uma proposta detalhada, a pedido da secretária, para fazer um acordo de cooperação com o Governo de Rondônia. “É investindo na qualificação do professor que vamos melhorar também a qualidade do ensino em Rondônia”, disse Isabel luz.
Participaram da reunião o doutor em História, Ruan Marchena Fernandez e o professor doutor Manoel Silva, ambos da Universidade Pablo Del Olavide, de Sevilha; a professora doutora Lucia Provencio da Universidade da Murcia e outros representantes que também tem interesse nesse termo de cooperação.
Luz ainda destacou que é de extremo interesse da Seduc que esta parceria aconteça e para tanto, vai conversar com o governador Confúcio Moura para ver todo andamento. “É interessante que os professores manifestem seu desejo de contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento das relações culturais, acadêmicas e profissionais da população do Estado de Rondônia. Esse convênio vai incrementar as ações acadêmicas e melhorar o ensino e o aprendizado dos profissionais da área de educação”, enfatizou.