BEM-ESTAR - A Vitalidade Dos Alimentos – Por Rosângela Roms

BEM-ESTAR - A Vitalidade Dos Alimentos – Por Rosângela Roms

BEM-ESTAR - A Vitalidade Dos Alimentos – Por Rosângela Roms

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

FILÓSOFO HIPÓCRATES PAI DA MEDICINA JÁ DIZIA HÁ 2500 ANOS ATRÁS.
1-Deixe o alimento ser seu remédio, e deixe o remédio ser seu alimento.
2-Uma mente sadia, leva ao corpo sadio.
3-Para ele o médico deveria sempre induzir o organismo doente a se curar sozinho.
Passaram-se 25 séculos até que realmente percebêssemos isso.
A SAÚDE DAS PESSOAS ESTÁ EM SUA ALIMENTAÇÃO. (PALAVRAS ATUAIS).
A Reeducação Alimentar
A ciência constata que certos alimentos previnem e até ajudam a tratar de desequilíbrios físicos e metais. Além disso, uma boa dieta pode atrasar o processo de envelhecimento em até vinte anos.
O ato de alimentar-se deixou de ser aquele que apenas emagrece ou não faz mal a saúde. Hoje é a que previne desequilíbrio orgânico e metabólico, e quem diria, está logo ali, na sua cozinha.
A VITALIDADE DOS ALIMENTOS:
BIOGÊNICOS são aqueles que geram vida. São eles: os brotos e os brotos verdes que não são sementes secas e nem plantas adultas.
BIOATIVOS são aqueles que ativam a vida. Eles devem ser consumidos maduros, crus e bem frescos. São eles: cereais, hortaliças, frutas, nozes e ervas.
BIOESTÁTICOS: são aqueles que diminuem a vida. Seu consumo garante o funcionamento mínimo do nosso organismo. Eles provocam o envelhecimento das células e não têm substâncias vivas, porque sua energia vital foi destruída. São eles alimentos crus (estocados) alimentos congelados e alimentos cozidos.
BIOCÍDICOS são aqueles que destroem a vida. São os mais utilizados na alimentação deste século. Este tipo de alimento foi inventado pelo homem, eles envenenam pouco a pouco as células do corpo com substâncias nocivas e abrem a porta para as doenças da civilização.
As frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, ricas em fibras e uma boa fonte de energia. São alimentos saborosos, nutritivos e de fácil digestão (a Pirâmide Alimentar Infantil recomenda de 3 porções ao dia). As frutas cítricas são ricas em vitamina C, são antioxidantes, participa da produção de anticorpos, auxilia na cicatrização de ferimentos e alivia os sintomas do estresse. As frutas cítricas devem ser consumidas meia hora no máximo, depois de cortada, caso contrário, boa parte do nutriente é perdido devido à oxidação.
Abaixo exemplos de algumas frutas, legumes e condimentos que devem fazer parte do nosso dia a dia.
Abacate – contém o tipo de gordura vegetal que combate os male causados pelo consumo excessivo de gordura animal (tais como arteriosclerose, colesterol e ácido úrico); ajuda a resolver problemas do tubo digestivo, rins, fígado, articulações e câncer.
Abacaxi – dissolve o catarro dos brônquios e os cálculos renais e vesicais; ajudam contra a arteriosclerose, osteoporose, problemas do tubo digestivo, fígado, bexiga, próstata, uretra, cérebro (tristeza, memória), e fortalece a imunologia geral.
Abóbora – a polpa é energética, laxante, diurética e alcalinizante; ajuda a combater a anemia, arteriosclerose, artrite, diabetes, obesidade, problemas das vias urinárias e dos olhos, hemorróidas e câncer do cólon; as sementes funcionam para expulsar vermes.
Abobrinha – para tratar prisão de ventre, obesidade, diabetes, doenças do coração.
Acelga – combate a anemia (deficiência de ferro), prisão de ventre, asma, cistite, diabetes, problemas do fígado, rins e pele; o suco ajuda a dissolver cálculos biliares e renais.
Acerola - tem um alto teor de vitamina C (100 vezes mais que a laranja); aumenta a imunidade contra resfriados e doenças infecciosas; é forte contra a debilidade geral e problemas do fígado; é calmante, e diminui as dores musculares e das articulações.
Agrião – é diurético, depurativo, mineralizante, fortificante, expectorante (para tosse, bronquite, gripes); ajuda contra a falta de apetite, diabetes, e artrite; o suco elimina ácido úrico deve-se evitar a carne para não repor o ácido úrico já eliminado) e vermes.
Aipo (salsão) – é tônico, mineralizante e diurético; contra a hipertensão, asma, diabetes, reumatismo, a menstruação difícil, problemas do sistema nervoso, coração e câncer.
Alcachofra – é uma fonte de iodo (para quem come pouco sal iodado); age contra a obesidade, varizes, anemia, reumatismo, diabetes, hipertensão, problemas do fígado, pulmão e rins (incluindo cálculos), e próstata (em caldo com cebola, cenoura e limão).
Alface - é calmante (o suco alivia a insônia, histeria e transtornos emocionais), laxante, diurético, depurativo, desintoxicnte, mineralizante, vitaminizante e afrodisíaco; combate problemas das vias urinárias e respiratórias, e alivia palpitações do coração.
Alho - abaixa rapidamente a pressão arterial alta; é antibiótico das vias respiratórias (contra gripes, resfriados, tosse, bronquite, asma, tuberculose, pneumonia), fortalece o sistema imunológico (prevenção de AIDS), ajuda contra a obesidade, arteriosclerose, colesterol, varizes, vermes, doenças do coração, câncer e das dificuldades da menopausa.
Ameixa - é laxativo forte (deixe de molho, tome a água junto), depurativo do sangue, anafrodisíaco (diminui os desejos); combate tosses; possui alto teor de aspirina natural.
Amêndoa - contém uma gordura vegetal que protege as artérias; ajuda as vias respiratórias e acalma o sistema nervoso; combate a diabetes, colesterol, osteoporose e vermes.
Aspargo - abre o apetite; é depurativo do sangue; ajuda a bexiga, os rins e os pulmões; acalma e regulariza o coração; contém um alto teor de antioxidantes; contra o câncer.
Azeitona - a preta é laxante, e age contra asma e tuberculose; a verde é boa para o fígado, e age contra a baixa pressão arterial (se salgada), a diarréia e o colesterol.
Banana - estimula o apetite, suaviza o intestino delgado e grosso, ajuda a combater hemorróidas, hidropisia, obesidade, tuberculose, úlceras e outros problemas do estômago, e afecções dos rins e fígado; é laxante (em jejum) e combate a pneumonia (assada).
Batata - contra diabetes, câncer, cálculos renais, cistite, reumatismo, e ajuda na menopausa; o purê combate a diarréia; o suco resolve úlceras estomacais e azia (rale crua e coe).
Batata doce - minimiza os problemas da menopausa; combate o câncer, a cegueira noturna, e problemas da pele (seborréia, secura) e do estômago (úlceras, azia).
Batata yacon - é forte contra diabetes, e no controle da hipertensão e prisão de ventre.
Berinjela - é alcalinizante e laxante; boa para problemas do fígado, artrite, obesidade, reumatismo, colesterol, diabetes; o suco é diurético (para rins, bexiga e uretra).
Beterraba - o suco é altamente laxante e ajuda na recuperação de emoções fortes (pânico, medo, ira); é depurativo do sangue, fortalecendo o coração, fígado, vesícula biliar e as glândulas endócrinas; combate anemia (muito ferro), diabetes, obesidade, tumores.
Brócolis - age contra anemia, colesterol e diabetes; cru, é forte contra câncer e reforça as defesas imunológicas; contém um alto teor de cálcio, que combate a osteoporose.
Caju - ajuda no crescimento infantil, e contra resfriados e vermes; é tônico e depurativo.
Canela: digestiva e antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.
Caqui - é alcalinizante (age contra azia, acidez estomacal e acidose); maduro, é laxativo; imaturo, é adstringente (contra diarréia); ajuda contra anemia, descalcificação óssea (osteoporose), problemas das vias respiratórias (tuberculose).
Carambola - é diurético e energético, e ajuda a memória; o suco é bom contra todos os tipos de febre.
Castanha do Pará - contém uma proteína completa, um tipo de “carne vegetal”, que estimula a lactação; boa contra o câncer, diabetes e doenças do coração.
Cebola - forte depurativo do sangue (laxante, diurético e sudorífico); use crua contra diabetes (contem insulina vegetal) e hipertensão arterial, na prevenção de enfartes (dissolve coágulos sanguíneos produzidos pelo consumo de gorduras), no emagrecimento, e na desinfecção do tubo digestivo e vias respiratórias; aumenta a imunologia contra doenças infecciosas, e age na prevenção de câncer.
Cenoura - combate a visão fraca e a cegueira noturna, arteriosclerose e câncer; estimula a lactação e o funcionamento da vesícula, fígado e intestinos; o suco ajuda contra úlceras, prisão de ventre, tosses e tuberculose; ralada, é vermífugo.
Chicória - é digestivo, tônico, diurético, laxante, depurativo (melhora a pele), vermífugo; é boa para os ovários; use o suco como colírio para olhos inflamados.
Chuchu - Contém quantidades razoáveis de niacina que contribui para a saúde da pele, estimula o apetite e auxilia no crescimento. Apresenta ainda, pequenas quantidades de cálcio e fósforo.
Côco - verde, contém todos os nutrientes do leite materno, sendo bom para crianças; a carne é útil contra diabetes, arteriosclerose, vermes (ralada, em jejum), e problemas dos nervos, cérebro e pulmões; a água é calmante, diurética, boa para a pele (rugas), asma, úlceras do estômago, artrite e enjôo do mar.
Coentro - é um ótimo estimulante, particularmente do aparelho digestivo, combate diarréias e inflamações intestinais e exerce uma ação desinfetante sobre os intestinos.
Cominho: diurético, auxilia no tratamento de flatulência (gases);
Couve - contra bócio (contém iodo) e anemia (contém ferro), cálculos renais e biliares, hemorróidas, menstruação difícil, asma, bronquite, problemas do fígado; o suco age contra a artrite, câncer e osteoporose, e elimina vermes (até a solitária).
Couve-flor - crua, neutraliza a azia da acidez estomacal, alivia a prisão de ventre, ajuda na construção dos dentes e ossos, aumenta a imunologia.
Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol;
Erva doce: combate tontura, náuseas, flatulência, infecções intestinais e estomacais;
Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite;
Ervilha - Muito rica em fósforo, ferro e niacina que são importantes para os ossos, dentes e sangue, ajudam a manter a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo.
Escarola - Rica em vitamina A, tem ação sobre os dentes, unhas, cabelos, olhos, pele e defesa do organismo. Pela sua quantidade de fibras, auxilia no funcionamento intestinal.
Espinafre - é depurativo e regenerador do tubo digestivo e vias urinárias; cru, em suco, ajuda os nervos e cérebro, e a imunologia; contra anemia, pressão alta, arteriosclerose, artrite, cálculos renais, menstruação fraca ou dolorosa, câncer.
Figo - é laxante e vermífugo; contra cálculos renais e biliares, úlceras, câncer; bom contra infecções da boca e bronquite; não convém aos diabéticos.
Fruta-do-conde (pinho) – madura, é boa contra a anemia e a debilidade geral, e fortalece o tubo digestivo; imatura, é adstringente (boa como chá contra diarréia).
Gengibre - é digestivo, expectorante, anti-séptico; combate irritação de garganta, gripe, resfriado, depressão, dor de cabeça, cólera, câncer, má circulação, cólicas da menstruação, e náusea de viagens (mas o uso durante a gravidez é arriscado).
Goiaba - é muito adstringente (forte contra diarréia); é digestivo, estimulando o metabolismo das proteínas; contra a tuberculose e inchação dos pés e das pernas.
Inhame - fortalece o sistema imunológico, ajudando contra dengue, malária e febre amarela; é depurativo do sangue; age contra a anemia e a falta de memória.
Jaca - combate a tosse, afecções dos olhos e da pele, e embaraços do intestino.
Jiló - é energético; combate a debilidade, hemorragias (até da dengue), úlceras da boca, problemas do estômago (azia e gastrite) e dos intestinos (diarréia).
Kiwi - forte em vitamina C (contra gripe e resfriados) e E (contra as rugas da pele); combate diabetes, câncer e arteriosclerose; ajuda a imunologia deficiente.
Laranja - boa para lactentes, aumenta a fertilidade; elimina ácido úrico e acidose (comum aos idosos, sedentários e pessoas que comem muita carne); o bagaço é celulose fibrosa, que fortalece as bactérias benéficas no intestino; o refresco é calmante (contra histeria); age contra artrite, arteriosclerose, dor de cabeça, gripes, resfriados, asma, bronquite e até câncer. Devem-se evitar as frutas cítricas se tem inflamação intestinal ou febre resultante desta inflamação.
Lima - chupando ao natural, o suco ajuda contra azia e úlceras (em jejum), e afecções da pele e do coração; boa contra raquitismo e enxaqueca persistente.
Limão - é a melhor cura para artrite (mesmo sendo ácido, é convertido em alcalinizante dentro do corpo, para oxidar resíduos de proteínas não metabolizados que se acumulam nas juntas); inibe azia, cirrose hepática, hipertensão, diabetes, angina e asma; aumenta a longevidade.
Maçã - é depurativo do sangue (contra artrite e colesterol), e é muito boa para o cérebro (demência, esgotamento nervoso, insônia), pele, cabelo e rins; age contra a tuberculose, bronquite, tosse, asma, arteriosclerose, câncer, diarréia infantil, e os problemas da menopausa; o purê age contra palpitações e debilidades do coração.
Mamão - contém a enzima papaína, que metaboliza proteínas (age contra a prisão de ventre, gastrite, doenças do estômago); em jejum, ajuda reumatismo, diabetes e asma; as sementes amassadas com mel agem contra câncer, tuberculose e vermes.
Manga - é depurativo; contra as enfermidades da digestão (azia, diarréia) e inflamações das gengivas; o suco com mel é expectorante (para bronquite, asma, tosse).
Maracujá - é calmante, sonífero (insônia), vermífugo; age contra as hemorróidas.
Maxixe - é rico em zinco, mineral importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo, bem como para o metabolismo do açúcar e proteínas. No cozimento, quase todo o zinco se perde.
Melancia - é muito diurética (boa para emagrecimento e para limpar as vias urinárias); tem ação forte contra ácido úrico, câncer, artrite, reumatismo; ajuda as vias respiratórias; o suco é bom contra febres; as sementes aliviam a pressão alta.
Melão - é calmante, refrescante (contra febres), anticoagulante e diurético; ajuda contra a obesidade, cistite, cirrose hepática, hepatite, cálculos biliares, artrite, acidose; o suco é bom para o útero e ovários e na menopausa; normaliza o fluxo menstrual.
Milho verde - por contar alto teor de carboidratos é uma ótima fonte de energia. É rico também em sais minerais como fósforo e vitaminas, tais como vitamina B1, niacina e vitamina C. Apresentando uma fonte moderada de fibras, o milho auxilia no funcionamento intestinal.
Morango - ajuda contra cálculos, artrite, anemia, câncer, ácido úrico, problemas do fígado e das vias respiratórias, imunologia deficiente, vermes e diarréia.
Mostarda - apresenta boa quantidade de cálcio, fósforo, vitamina A, B1, B2, C e fibras, ajudando na formação dos ossos e dentes, promovendo o crescimento e ajudando na coagulação do sangue; evita problemas de pele, auxilia o crescimento, estimula o apetite e facilita a digestão; e as fibras auxiliam no funcionamento intestinal.
Moyashi (ou broto de feijão) – é um alimento bastante nutritivo, pois contém sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B.
Nabo - é bom para problemas do peito (bronquite, tosses, coqueluche e até tuberculose) e cálculos dos rins e da bexiga; cozido, é bom para a pele; em suco com agrião, cenoura e espinafre agem contra as hemorróidas; cozidas à vapor, as folhas são laxante, o suco das folhas é alcalinizante e reforça os ossos e dentes.
Noz - excelente para o cérebro e os nervos; promove a lactação e a fertilidade; age contra a artrite, úlceras, diabetes, câncer; arteriosclerose e vermes (até a solitária).
Palmito - tem poucas calorias e gorduras, porém é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Também é uma boa fonte de vitamina C e, em menores quantidades, de vitaminas do complexo B. Por ser um alimento delicado, o palmito pode constar da dieta de crianças e pessoas com problemas digestivos.
Pepino - bom contra reumatismo, inflamação da garganta ou da bexiga, febres, obesidade, alta ou baixa pressão arterial, prisão de ventre e problemas da pele.
Pêra - é diurético (muito boa para baixar a pressão alta) e depurativo do sangue; ajuda contra a falta de apetite, prisão de ventre e problemas dos rins e do coração.
Pêssego - bom contra afecções do fígado e do pulmão, hemorragias e hemofilia.
Pimenta – é expectorante (contra bronquite, sinusite); estimula a circulação sangüínea, a absorção de nutrientes dos outros alimentos, e o emagrecimento.
Pimentão - age contra resfriados, asma, bronquite (vitamina C), arteriosclerose, e câncer; o suco elimina gases intestinais, dores abdominais e manchas na pele.
Pimentas: antioxidante, purifica o sangue, auxilia na prevenção das doenças do coração, no tratamento da obesidade (ativa a termogênese), nas dores reumáticas (compressas locais);
Quiabo - é laxante; ajuda na menopausa e nos problemas das vias respiratórias.
Rabanete - é alcalinizante e mineralizante, calmante, diurético e tônico para os músculos; contra artrite, reumatismo, resfriado, catarros, cálculos biliares.
Repolho - combate problemas do estômago e úlceras internas, hemorróidas e tuberculose; aumenta o metabolismo do estrogêneo; cru, age contra o câncer.
Romã - contra afecções da garganta, inflamações gastrointestinais e vermes.
Rúcula - exerce ação especial sobre o funcionamento dos intestinos, atuando como antiinflamatório nas colites. É excelente estimulante do apetite. Tem grande quantidade de vitaminas A e C, potássio, enxofre e ferro.
Salsa - o suco é expectorante (ajuda contra a asma e catarros, misturado com leite quente e mel), depurativo e diurético; combate o câncer, cistite e febres.
Soja - tanto o feijão como seus derivados são bons contra o câncer, diabetes, colesterol, osteoporose, cálculos, imunologia deficiente, esgotamento nervoso, debilidade geral, e os problemas da menopausa (os calorões do climatério).
Tâmara - combate a anemia e úlceras estomacais; é calmante do sistema nervoso (insônia); o chá cura afecções das vias urinárias e respiratórias.
Tamarindo - é laxante; contra cólicas do fígado, vermes, irritações intestinais.
Tangerina - contra arteriosclerose, reumatismo e tumores (inclusive quistos e miomas); ajuda as articulações e músculos, ossos e dentes, e o sistema nervoso.
Tomate - é depurativo, laxante, tônico (contra fraqueza); ajuda contra o câncer, obesidade, doenças do fígado e coração, problemas digestivos e pulmonares, desgaste mental; o suco, com aipo, ajuda os rins, e com salsa, combate artrite.
Uva - contra enfermidades do fígado (cirrose), vias urinárias (cálculos) e respiratórias (bronquite e tuberculose), arteriosclerose, colesterol e câncer (a uva vermelha); promove as bactérias benéficas do intestino, e combate as maléficas; ativa as secreções orgânicas, sendo assim um bom alimento para lactentes.
Vagem - Contém vitamina A, indispensável a boa visão, saúde da pele e defesa do organismo e contém vitamina C, importante contra processos infecciosos e aumento da resistência. Apresenta também cálcio, fósforo e ferro, minerais essenciais à manutenção do organismo.
Sobre Frutas Seca
O processo de desidratação das frutas para o consumo surgiu na Europa, durante o Império Romano. Elas são submetidas a processos de secagem natural, exposição ao sol ou artificial, câmaras de ar, vapor ou estufas, e mesmo assim não perdem suas propriedades nutricionais. São ricas em fibras, minerais como potássio, ferro, cálcio, vitaminas e carboidratos.
São ótimas substitutas de doces, pois são naturalmente saborosas e nutritivas, enquanto a maioria dos doces, mesmo aqueles feitos a base de frutas, contém muito açúcar refinado em seu preparo, o que os tornam prejudiciais à saúde (predispõe a obesidade, diabetes, desmineralização do organismo e etc.).
Além de suas características de concentração de nutrientes (ricas em potássio, ferro, magnésio, fibras e vitaminas em geral), as frutas secas são muito convenientes, têm boa conservação e são facilmente armazenadas.
De manhã, nos lanches e em pratos especiais… São alimentos indispensáveis para os aventureiros; em acampamentos, em práticas desportivas, pedaladas e caminhadas, nutrição saudável garantida.
Vitaminas, elas tem a força.
As vitaminas são dignas do nome dado, em 1911 pelo bioquímico polonês Casimir Funk (1884 – 1967). Vita, em latim, significa vida.
As vitaminas são simplesmente substâncias orgânicas necessárias à vida.
Delas depende nossa vitalidade física e mental, melhoram a inteligência e prolongam a vida.
As vitaminas estão presentes em mínimas quantidades em todos os alimentos, sendo eles, portanto, a fonte natural de onde as obtemos. Por mais importantes que sejam as vitaminas, elas não funcionam, e nem podem ser assimiladas sem ajuda dos minerais.
Embora o organismo consiga “sintetizar” várias vitaminas, ele não pode produzir um único mineral. (Do livro Vitaminas – Guia Prático das propriedades e aplicações – Earl Mindell – R. Ph, Ph. D). E sem minerais, creia, a vida seria impossível.
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, freqüentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.
Alimentos Brancos
Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:
Contribuem na formação e manutenção dos ossos.
Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.
São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Alimentos Vermelhos
O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.
Alimentos Amarelos
O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.
São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.
Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.
Alimentos Arroxeados
Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:
Retarda o envelhecimento.
Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo de elas alterarem o código genético
Alimentos Verdes
Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:
Desintoxicam as células.
Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.
Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
Protegem o cabelo e a pele.
Alimentos Marrons
As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo:
Melhoram o funcionamento do intestino.
Combatem a ansiedade e a depressão.
Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
O que é alimentação equilibrada?
Alimentação Equilibrada ou Balanceada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia. Isso significa que o consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.
Para que servem os alimentos?
Os alimentos possuem funções diversas no organismo. Dividem-se em três grandes grupos, de acordo com a sua funcionalidade:
Energético
Construtores
Reguladores
Alimentos Energéticos – Fornecem Energia
O corpo precisa de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para atividades que até dormindo não podem parar, como por exemplo: respiração, batimentos do coração, circulação do sangue nas veias e outras. Todos os alimentos fornecem energia, uns mais que outros. Os que fornecem muita quantidade de energia estão no grupo chamado Energéticos. Alguns exemplos dos alimentos deste grupo:
Óleos extraídos a frio, manteiga, bacon, mel, pão, cereal matinal, biscoito, bolo, doces, sorvete, arroz, macarrão, milho, batata, mandioca, mandioquinha, farinhas e outros.
Alimentos Construtores – Auxiliam no Crescimento e Restabelecimento dos Tecidos
O nosso corpo tem capacidade de fazer reparos (cicatrizar os ferimentos) e de construir ossos, pele, cabelo, unhas, dentes e outras partes. Da mesma forma, quando cortamos as unhas e os cabelos, eles continuam a crescer. Os alimentos que fornecem os nutrientes necessários à construção destes tecidos estão no grupo dos construtores: Carnes (boi, porco, peixe, outros), leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, outros), ovos, feijão, ervilha, soja etc.
Alimentos Reguladores – Regulam o Funcionamento do Corpo
O organismo precisa de nutrientes para regular seu funcionamento, para prevenir certas doenças como gripes e resfriados e para ajudar na digestão dos alimentos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas (A, B, C, D, E, K etc) e os minerais (Ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco etc). Compõem este grupo os seguintes alimentos: Todas as frutas (banana, limão, laranja, maçã, outras), legumes e verduras (cenoura, chuchu, abobrinha, alface, couve, agrião etc).
Sobre Açúcar
Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais. – Não é recomendável.
Substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural (melado, rapadura, açúcar mascavo ou demerara).
Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.
(1) Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.
(2) Açúcar orgânico: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de elementos químicos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.
Importante: Os açúcares nas suas mais diversas apresentações não são aconselhados para diabéticos.
Sobre o Sal:
Sabe-se que o ser humano não pode viver sem o sal. Na Natureza os seres vivos adquirem o cloreto sódio dos alimentos, sem precisar adicionar alguma coisa, como no caso do sal refinado usado pelo homem. Na verdade, se vivêssemos em ambiente bem natural, usando apenas alimentos retirados do meio ambiente puro, não precisaríamos de sal. Existe muita confusão quanto ao uso do sal marinho puro e do sal refinado, sendo que o primeiro e que contém cerca de 84 elementos importantes a saúde.
O excesso ou sal de má qualidade pode produzir os seguintes transtornos.
O excesso afeta os rins, interfere com o metabolismo de absorção de cálcio e de nutrientes em geral.
O sal tem tendência para aumentar a pressão arterial e conduzir à hipertensão, em algumas pessoas produz retenção de líquido e conseqüente inchaço/obesidade.
É importante determinar que quantidades utilizar na alimentação diária. Na realidade, a maioria das pessoas utiliza demasiado sal, particularmente sob a forma de “sal escondido” tão comum nos alimentos modernos como batata frita, pão refinado e muito em particular na “fast food”.
Assim, use o sal com moderação, considere que cada indivíduo tem necessidades e capacidades diferentes de lidar com ele e, acima de tudo, abstenha-se de utilizar o saleiro na mesa, uma forma particularmente nociva de utilização deste ingrediente.
Sobre alimentos refinados:
Uma adequada nutrição alimentar é fundamental para a manutenção da saúde. Crescimento, produção de energia, regulação metabólica, são exemplos da participação dos alimentos nos estados fisiológicos humanos. Entretanto, diversos fatores vêm provocando um agravamento nas deficiências nutricionais pré-existentes, assim como o aparecimento de desequilíbrios relacionados. Estudos comprovam que ao longo dos anos os vegetais e toda a cadeia alimentar vem perdendo seu conteúdo nutricional.
Hoje pode se disser que uma pessoa que come compulsivamente, come demais, pode ser explicado porque ela não encontra na unidade alimento-padrão os nutrientes que seu organismo necessita. Isso se chama fome oculta, o conceito se aplica a uma enorme multidão que pode reclamar de barriga cheia: afinal, apesar de fazer as refeições normalmente, seu organismo funciona aos trancos e barrancos por falta de nutrientes. Recentemente pesquisadores norte-americanos, ao analisar fósseis de animais e de vegetais, datados de 1940 encontraram até 50 elementos químicos diferentes. Hoje se encontra no Maximo de 15 a 18. Para formar um aminoácido ou um hormônio (geradores vitais), o organismo necessita de minerais. Sem minerais, creia, a vida seria impossível.
Brotos (Alimentos Biogênicos)
O hábito de ingerir grãos brotados ou germinados como brotos de feijão azuki, lentilha, alfafa, trigo, arroz, etc., já faz parte dos hábitos alimentares de quase todo o mundo. Excelentes fontes de vitaminas, (entre elas a vitamina C), e minerais.
- auxilia o tratamento de esgotamento físico, estresse.
- recomendado para convalescenças, doenças crônicas.
- equilibrador do sistema nervoso.
- auxiliar na recuperação de infecções, viroses.
- estimulam a lactação.
- na complementação alimentar de crianças e atletas.
POR QUE as fibras auxiliam na prevenção e tratamento desses males?
Uma alimentação com boa quantidade de FIBRAS auxilia a:
- Prevenir e tratar a constipação e a diverticulite.
- Evitar ou tratar hemorróidas.
- Reter água nas fezes, tornando-as mais macias.
- Aumentar o volume e o peso das fezes.
- Retardar o esvaziamento gástrico.
- Diminuir o tempo de trânsito intestinal, ocorrendo menos contato dos cancerígenos com a parede intestinal.
- Aumentar a SACIEDADE, diminuindo a ingestão alimentar, efeito benéfico nas dietas de EMAGRECIMENTO.
- Diminuir o colesterol do sangue e a incidência de doenças do coração.
- Controlar o açúcar no sangue em diabéticos.
- Prevenir o câncer de cólon e reto.
Você estará prevenindo ou combatendo a OBESIDADE e junto com ela, uma série de doenças
crônico-degenerativas que a ela se associam (hipertensão, diabetes, câncer, doenças cardíacas e
Discriminação Social, entre outras).
Segundo o IBGE, no Brasil a incidência de obesidade é de 70 milhões de pessoas, das quais 20%
São crianças.
O Iogurte. (Natural)
Em 1908, em seu livro “The Prolongation of Life”, Elias Metchnikoff (ganhador do Prêmio Nobel), foi um dos primeiros cientistas a pesquisar os benefícios do maravilhoso iogurte. Escreveu ele:
“Desde tempos imemoriais, os seres humanos absorvem quantidades de micróbios láticos consumindo em sua condição não-cozida substâncias como leite azedado, kefir, chucrute ou pepinos salgados que passaram por fermentação lática. Através desses meios, sem saber, eles diminuíram as más conseqüências da putrefação intestinal”. (pág. 123 Pare de Envelhecer).
Os benefícios:
É um alimento facilmente digerível. Cerca de 2/3 da população do mundo têm intolerância à lactose (o açúcar do leite), não conseguindo digeri-la pela falta da enzima digestiva denominada de lactose. Para essas pessoas, o iogurte não oferece nenhum perigo.
É um excelente fornecedor de cálcio (construtor dos ossos).
As bactérias do iogurte produzem as vitaminas B, niacina, piridoxina, cobalamina e ácido fólico.
O benefício maior ainda está nas próprias bactérias; elas suprimem a produção de toxinas, que podem causar inflamação nas membranas mucosas do intestino delgado e grosso, protegendo-o contra várias infecções causadas por outras bactérias, como por exemplo, as Enterococci, Eschericha coli e Salmonella Typhimurium.
Distribuição da água no corpo humano
Cérebro – 75%
Pulmões – 86%
Fígado – 86%
Músculos – 75%
Coração – 75%
Rins – 83%
Sangue – 81%
Boa digestão – Fator essencial para a manutenção da saúde.
A digestão começa na boca, com a mastigação e a mistura dos alimentos com uma enzima chamada ptialina, presente na saliva. Sistema Digestivo é a central geradora de energia. Consome combustível e produz energia para todas as áreas do corpo. Fazer uma boa refeição inclui-se paz e tranqüilidade é um dos segredos de uma boa fonte de energia. Ingerimos e digerimos aproximadamente “meia tonelada de alimentos por ano”. O sistema digestivo inicia o processo de transformação desses alimentos em nutrientes, ou seja, o que comemos transforma-se em fonte de energia necessária a manutenção de uma vida saudável.
A base de qualquer terapia é uma alimentação sadia.
Todos os processos Fisiológicos só funcionam perfeitamente quando o corpo e a mente se encontram em harmonia. Uma vida sedentária, o mau humor, a raiva, o excesso de preocupação, a magoa e as invejas são sentimentos negativos que desequilibram o ser humano como um todo. Uma alimentação mais natural, baseada em cereais integrais, verduras, legumes e frutas, aliadas a uma melhor qualidade de vida é essencial para a cura de muitas enfermidades.
Pequenas, mas importantes dicas para uma vida mais saudável.
Ao levantar, beba ao menos meio copo de água ao natural.
As refeições devem ser feitas em ambiente calmo e sereno.
Os horários das refeições devem ser regulares.
Evite comer rápido, de pé e fazendo outras coisas, como ver televisão e ler jornal.
Nenhuma refeição deve ser pulada.
Os alimentos devem ser muito bem mastigados para facilitar o trabalho dos órgãos do aparelho digestório.
Ande sempre que possível, sem presa e sem preocupação.
Não coma mais que o necessário, os excessos predispõem a má digestão e a obesidade com suas complicações.
Não coma cansado, agitado, ansioso ou apressado.
Coma vagarosamente mastigue bem antes de engolir os alimentos, pois facilita a digestão.
Evite beber líquidos durante as refeições, isso diminui a ação do suco gástrico contribuindo assim para a obesidade, diabetes, trigliceris, colesterol e outras.
Lembre-se que café puro e cigarro em excesso fazem mal à saúde
Uma refeição deve ter: COR, SABOR, CHEIRO E AMOR.
Diminuir a quantidade de sal, açúcar, fritura, gordura, molho, frios, embutido, queijo gorduroso, carnes, massas, refrigerante, congelado e fast-food.
Privilegiar frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, cereais, óleos prensados a frio, azeites.
Os alimentos crus e grelhados são os mais saudáveis.
Agradeça – faça uma breve oração antes das refeições.

Através da vida e da história, muitos homens e mulheres, têm nos dado um mundo maravilhoso de sabedoria, mas o mais importante que podemos oferecer, é sermos gratos e gentis um com os outros, tratar as pessoas com respeito e dignidade. Faça alguém feliz, torne alguém forte.

Deus os abençoe.
Orlando Vettorazzo
CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO
Acompanhem mais no “ Arte na Cozinha” um programa com dicas, curiosidades, culinária e bem-estar – de segunda à sexta DAS 11H ÀS 11:30 da manhã na Rádio Boas Novas AM 660KHZ
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS