Parabenizada pelo Ministro do Trabalho, Brizola Neto, a Construtora já cumpriu 92% do Compromisso Nacional para o aperfeiçoamento das condições de trabalho.
A Usina Hidrelétrica Jirau recebeu, na manhã desta quinta-feira (07), a visita do Ministro do Trabalho, Brizola Neto, do assessor do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopes Feijó e demais representantes do Governo Federal e de sindicatos.
Os visitantes foram recepcionados pelos gestores da Construtora Camargo Corrêa e Energia Sustável do Brasil onde foram apresentados os aspectos técnicos da execução da obra, o sistema de gestão e o estágio de implementação do Compromisso Nacional para o aperfeiçoamento das condições de trabalho na indústria da construção.
Marco Bucco, diretor do Projeto Jirau afirma que “o acordo do Compromisso Nacional representa um grande avanço nas relações sindicais e institucionais, sempre visando aperfeiçoar as condições de trabalho e o bem-estar dos nossos profissionais”. Para João Luiz Carvalho, gerente de recursos humanos de operações da Construtora, “a importância deste acordo é criar um processo em que ele estabeleça procedimentos claros na captação, no desenvolvimento, qualificação e particularmente na relação com os trabalhadores,” complementa.
Na oportunidade, o Ministro Brizola Neto e demais membros do Governo Federal, juntamente com Luiz Carlos Martins, diretor comercial da Construtora Camargo Corrêa e entidades representativas, como a Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom), Sindicato dos Trabalhadores da construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), dentre outros, assinaram a ata de constatação da implantação.
“A intenção hoje seria de assinar o termo de prazo de implantação, porém a evolução desde a assinatura da adesão, em março deste ano, foi tamanha que tivemos que mudar a ata para a constatação da implantação. A Construtora Camargo Corrêa, além de ter sido a primeira empresa a assinar o termo de adesão, é também a primeira empresa a implementar o compromisso. Conseguiu sair na frente no processo e está de parabéns por isso”, parabenizou o assessor José Lopes Feijó.
Após a assinatura, a comitiva visitou os alojamentos, as área de lazer e convivência, a farmácia e demais localidades do canteiro de obras, podendo conferir in loco as ações adotadas pela Construtora para atender as diretrizes do compromisso.
“É um exemplo para todo o país e para todos os setores, não só da construção civil, mas para todos os setores produtivos. Aqui, os avanços foram muito rápidos, principalmente com a instalação e a posse das comissões de trabalhadores, das comissões de saúde e segurança do trabalho. Essa grande obra de Jirau mostra para toda a construção pesada, civil e todos os setores produtivos brasileiros que é possível conciliar os interesses do capital, do trabalho e ainda promover o desenvolvimento com frentes de serviço dignas que respeitem o trabalhador,” afirma o Ministro Brizola Neto.
Diretrizes do acordo
Visando o aprimoramento das condições de trabalho, priorizando a integridade física de seus profissionais e fornecendo-os segurança no exercício da profissão, a Construtora Camargo Corrêa assumiu o compromisso em atender às diretrizes do acordo dividido em seis áreas: condições de trabalho, saúde e segurança no trabalho, representação sindical no local de trabalho, formação e qualificação de trabalhadores da construção, recrutamento, pré-seleção e seleção com vistas à contratação e relação com a comunidade. “A Camargo Corrêa já possui 92% das ações implementadas do compromisso nacional. A perspectiva é que estes 8% sejam finalizados até dezembro”, afirma Walmir Picolotto, gerente de recursos humanos.