Capacitação muda realidade da propriedade rural

Capacitação muda realidade da propriedade rural

Capacitação muda realidade da propriedade rural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Geração de trabalho, renda e produção de alimentos de qualidade tem sido a realidade das pequenas propriedades rurais de Rondônia cujos proprietários são capacitados pelo Programa Empreendedor Rural (PER). Com essa proposta, sete turmas estão em andamento no Estado.
PER é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o Sebrae/RO que, de 2007 até agora, capacitou mais de 1,2 mil produtores. São 136 horas de capacitação e que transformam as propriedades em empreendimentos rurais.
São parceiros ainda do programa Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Sindicatos de Produtores Rurais, Instituto Faperon e Ulbra.
Em visita às turmas em Andamento em Buritis e Ji-Paraná, o presidente da Faperon, Francisco Ferreira Cabral, afirmou que o programa “mostra a importância da permanência o produtor na propriedade, diversificando a produção, fundamental para o desenvolvimento dos centros urbanos. A capacitação faz dos participantes empreendedores e não apenas produtores rurais”.
“A propriedade rural é uma empresa e assim deve ser tratada porque tem seu valor de mercado aumentado. PER dá ao produtor conhecimento sobre gestão, planejamento e mercado”, diz Evandro Muniz, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ji-Paraná.
Inez Ales de Oliveira Feller, de Burutis, afirma que vai conseguir a meta de 35% de lucro sobre o capital investido em sua propriedade. “Aprendi com o PER que sem isso o negócio não vai para a frente e que a tendência é falir”, diz a produtora de frutos, gado de leite e de corte, porco e galinha de Buritis. Fredolini Kister e Neide Conceição também identificam evolução de suas propriedades a partir do PER, que dá, segundo Saulo Gomes Leite, do Sebrae, "às propriedades suporte técnico em gestão, planejamento e visão de mercado”.
Coordenador do curso de agronomia da Ulbra em Ji-Paraná, Valter Luiz Barbosa da Silva considera o PER “uma pós-graduação gratuita de 136 horas ensinando gerenciamento da propriedade. É uma excelente oportunidade de aprendizagem na visão do empreendedorismo”. Ele reuniu acadêmicos do último período de agronomia filhos de pequenos produtores rurais para a capacitação.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS