O secretário chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria, recebeu nesta terça-feira (30), em seu gabinete, o reitor em exercício e pró-reitora de extensão, Jackson Nunes e Marilise Doege Esteves, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRO). Eles foram apresentar a representante do Conselho Britânico no Brasil, Sandra Faia, que vistoriou e aprovou a Escola Técnica em Porto Velho, para ser o primeiro centro aplicador do exame International English Language Testing System , o IELTS na região norte.
O IELTS é um exame que habilita o estudante para fazer curso no exterior. “É uma prova de proficiência, um teste do Reino Unido da Universidade de Cambridge que avalia a língua inglesa para os estrangeiros”, esclarece Sandra Faia.
Segundo ela, o Conselho Britânico, através de um acordo com o Ministério da Educação, estabeleceu o IFRO para aplicação da prova. O local, de acordo com ela, atende as recomendações e a previsão é que já em janeiro de 2013 já possa realizar a primeira prova. Ainda em 2013, o exame deverá também chegar ao interior, devendo ainda ser definido se em Ji-Paraná ou Vilhena.
Também participou do encontro o secretário adjunto de Estado da Educação (Seduc), Daniel Gomes, que destacou a importância de se atrair o mesmo procedimento para professores da língua inglesa no Estado, uma vez que o programa tem como meta também capacitar estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras em todo o Brasil e posteriormente alunos do ensino médio.
Marco Antonio ressaltou que o governador Confúcio Moura ficará muito satisfeito quando tomar conhecimento de que Rondônia é o estado pioneiro no Norte a participar de um projeto que visa proporcionar melhor qualificação não só a estudantes, como também professores, capacitando-os com a vivência do inglês em países cujo este seja o idioma oficial. Além do Reino Unido, o IELTS é válido para países como Holanda, Estados Unidos, Austrália, Japão e de modo geral onde nas universidades o ensino seja ministrado em inglês.