O Banco do Brasil lançou na manha desta terça-feira (30), em Porto Velho, linha de crédito FAT Turismo, de apoio financeiro em capital de giro e investimento para micro, pequenas e médias empresas no desenvolvimento de projetos relativos à Copa das Confederações 2013 à Copa do Mundo 2014. O evento ocorreu no auditório do Sebrae/RO.
O FAT Turismo garante recursos de até R$ 2 milhões por empresa, pagáveis em 84 meses (24 de carência) para investimentos, e em até 36 meses (carência de 12 meses) para capital de giro a RO, mesmo o Estado não sediando jogos os eventos esportivos.
De acordo com o BB, os recursos para investimento já encontram-se em operação nas agências do BB, ao passo que os para capital de giro estarão disponíveis a partir de 15 de novembro.
Esse total será destinado a investimentos e capital de giro para MPE com faturamento bruto anual de até 25 milhões. Elas serão comercializadas pelo Banco do Brasil, agente exclusivo da linha de crédito, com taxas de juros a partir de TJLP, mais 4,5% ao ano (equivalente a partir de 0,82% ao mês).
O FAT Turismo financiará capacitação de pessoal em qualidade de serviço, atendimento e língua estrangeira, máquinas e equipamentos, veículos e embarcações para transporte de pessoas aos estabelecimentos registrados no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, até o desenvolvimento de sites para implantação de softwares, dentre outros.
De acordo com o superintendente do BB em Rondônia, Edvaldo Sebastião de Souza, o FAT Turismo garante crédito com baixas taxas de juros em resposta à importância do turismo para a economia nacional. “O Banco incentiva e apóia a construção de uma infraestrutura turística pujante em Rondônia. A proposta dessa linha de crédito não se limita a taxas de juros reduzidas, mas também competitividade e sustentabilidade social duradoura”.
Incentivo ao turismo
“A linha é importante para o crescimento das micro e pequenas empresas e o surgimento de novos negócios. Isso contribui com o desenvolvimento de Rondônia, pois cada empreendimento que se abre gera emprego, contribui com o governo e promove o desenvolvimento”, disse Joana Joanora das Neves, presidenta do conselho deliberativo do Sebrae/RO.
Para o secretário de Turismo Basílio Leandro, o FAT Turismo é “importante iniciativa do Banco do Brasil no fomento a investimento em infraestrutura em Rondônia, que tem no turismo potencial muito grande ainda a se explorado”. Pedro Teixeira Chaves, superintendente do Sebrae/RO, diz que, juntamente com a Setur e prefeituras municipais, a instituição “trabalha no fomento ao turismo em Rondônia. E o Banco do Brasil abre seu crédito para incentivar o setor com juros reduzidos”.
O gerente de Negócios Pessoa Jurídica do BB, Flávio Romero, diz que todas as agências da instituição em Rondônia “já estão aptas para atendimento com o FAT Turismo às empresas que já possuem conta corrente ativa e também a novos clientes”.