FIM DA ESPERA - HB realiza cirurgias de vitrectomia e acaba com fila de espera

FIM DA ESPERA - HB realiza cirurgias de vitrectomia e acaba com fila de espera

FIM DA ESPERA  -  HB realiza cirurgias de vitrectomia e acaba com fila de espera

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Hospital de Base Ary Pinheiro realizou na semana passada mais 15 cirurgias de vitrectomia, técnica cirúrgica utilizada para reaplicar a retina, quando o paciente apresentar descolamento. A previsão era de fazer a cirurgia em 20 pacientes, porém cinco deles apresentaram riscos graves.
O mutirão acabou com a fila de pacientes que, em alguns casos, aguardavam há até um ano para a realização da cirurgia fora do Estado, ou que tinham esperança de fazê-las em clinicas particulares, por força de mandado de segurança.
As cirurgias foram realizadas por uma equipe de quatro profissionais, sendo um cirurgião oftálmico, um anestesista, um médico auxiliar e um enfermeiro da Clinica e Microcirurgia dos Olhos Várzea Grande (MT), contratada pela Secretaria de Saúde.
O diretor geral do Hospital de Base, médico Jean Negreiros, disse que com esses procedimentos a fila de espera por esta cirurgia deixou de existir. “Hoje não há demanda reprimida, o paciente após ser consultado é encaminhado para avaliação médica e havendo necessidade de cirurgia, o profissional médico solicita o exame de risco cirúrgico, avalia o estado geral do paciente e em seguida o nome do usuário do SUS é incluído no mapa cirúrgico, não ultrapassando dez dias para realização da cirurgia”, afirma Negreiros.
O secretário de Saúde, Gilvan Ramos, falou da importância das cirurgias e lembrou que por não ter esse tipo de cirurgia disponível no HB, acumulava-se desconforto ao paciente e despesas, vez que eram enviados para tratamento fora do Estado e por meio de mandados de segurança, os custos chegavam a quatro vezes mais do que se está pagando à empresa contratada. “Isso representa uma grande economia aos cofres públicos”, destaca Gilvan Ramos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS