Uma pane em um transformador de uma subestação do sistema Furnas em Foz do Iguaçu deixou cidades de ao menos cinco Estados sem luz na noite desta quarta-feira (3).
O apagão atingiu áreas do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia e parte do Centro-Oeste.
De acordo com a ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico), a falha gerou perda de carga na usina de Itaipu, que enviou uma mensagem às empresas distribuidoras de energia pedindo um alívio de carga no sistema.
A ONS informou que a interrupção teve início as 20h55 e durou até as 21h22.
No Paraná, a pane afetou a capital Curitiba e cidades da região metropolitana.
No Rio, houve falta de luz nos bairros de Cascadura, Higienópolis, Guadalupe, Penha e Rocha Miranda, na zona norte, e nas cidades de Nova Iguaçu, Seropédica e Itaguaí, na Baixada Fluminense. Também faltou luz em Niterói e São Gonçalo, cidades que têm a empresa Ampla como concessionária.
De acordo com a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Rio, o abastecimento foi totalmente restabelecido por volta das 22h20.
Em Minas Gerais, a Cemig informou que a falta de luz atingiu vários municípios do estado, entre eles Sete Lagoas, Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia, Lavras, Caxambu e Ribeirão das Neves.