Índios Yanomami da Venezuela solicitam ação de combate a garimpeiros ilegais

Índios Yanomami da Venezuela solicitam ação de combate a garimpeiros ilegais

Índios Yanomami da Venezuela solicitam ação de combate a garimpeiros ilegais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Índios Yanomami pediram ao governo da Venezuela que combatesse a ‘presença e os impactos’ da garimpagem ilegal, ao invés de negar a existência do problema. Eles afirmam que as suas vidas e terras estão sendo destruídas e contaminadas pela ação dos garimpeiros, a declaração foi divulgada pela organização Yanomami Horonami. Os indígenas querem que o governo que reconheça como as suas vidas e terra estão sendo usurpadas.
Essa declaração veio após as negações por parte das autoridades venezuelanas de que garimpeiros estariam na área, após uma recente visita à região do Alto Ocamo para investigar os relatos de um ‘massacre’.
Generais do exército afirmaram na viagem, ‘O que reina aqui é a paz e a harmonia: todos os Yanomami estão em perfeito estado. Nós não detectamos nenhum garimpeiro ilegal.
Contudo, representantes da Horonami também estavam presentes e disseram, ‘Nós vimos os acampamentos dos garimpeiros, vimos passar um avião pequeno, vimos uma pista clandestina, vimos alguns garimpeiros fugindo da comissão que caminhava pela selva. Os efetivos das Forças Armadas e do Ministério Público na comissão também testemunharam isso.
A declaração também fala do fato que a comissão investigando os relatos de um 'massacre' na comunidade de Irotatheri em agosto, não encontrou evidências. 
Os Yanomami querem que a Venezuela lute contra a garimpagem ilegal. © SurvivalHoronami diz, ‘É fácil acreditar que os Yanomami estejam mentindo... As notícias que nos chegaram sobre violência não são uma mentira; são um sinal claro de que existe muito conflito na área do Alto Ocamo. A mentira é dizer que tudo está bem na região.’
Bruce Albert, um cientista social francês que tem trabalhado com os Yanomami desde a década de 70, concorda:
“Considerar o alegado massacre como simples ‘rumores’ é negar a gravidade evidente da situação. Histórias dos Yanomami como essa, não são apenas invenções, mas sim, uma reflexão de grandes ansiedades e tensões sobre eventos reais. A única forma de descobrir a verdade, é com uma investigação adequada por especialistas, não somente com curtas visitas a umas aldeias. Isso levará um tempo”, afirmou.
 
Este mês, a Survival International foi acusada de um ‘recuo’ após reportar que a aldeia de Irotatheri não foi destruída, como se temia antes. O diretor da Survival, Stephen Corry, respondeu a essas alegações em uma detalhada entrevista, que desafia o manuseio dos relatórios por parte da Venezuela, dizendo ‘As autoridades vêm se esforçando para passar a idéia de que tudo está perfeito. E não está: é uma situação inflamável, e os índios são as principais vítimas.’
Ele disse nesta sexta-feira, 28, ‘Os Yanomami não estão sendo ouvidos. O governo venezuelano deve parar de fingir que tudo está bem – deve proteger os próprios cidadãos, e expulsar os garimpeiros’.
A Survival International ajuda os povos indígenas a defender suas vidas, proteger suas terras e determinar seu próprio futuro. Fundada em 1969.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS