Teve início nesta quinta-feira (20,) na sede do Sebrae/RO, em Porto Velho, capacitação dos avaliadores do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – ciclo 2012. Reunindo 30 pessoas, evento termina amanhã (21).
A capacitação é aplicada pela consultora Marilda Araujo, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ.
O MPE Brasil acontece anualmente em reconhecimento às micro e pequenas empresas que empregam excelência em gestão e processos de suas atividades.
A capacitação habilita os avaliadores na compreensão do processo de avaliação das micro e pequenas empresas com base em critérios e fundamentos do modelo da excelência da gestão, da FNQ.
Ao abrir a capacitação, o coordenador do MPE Rondônia, João Machado Neto, disse que tão importante quanto o prêmio é o desempenho dos avaliadores, que estarão aptos a avaliar os processos das empresas candidatas e também para visitar aos empreendimentos.
Segundo a gestora do MPE Brasil RO, Miriam Leão de Lima, a cada ano é formado no Estado um grupo de avaliadores do prêmio. Ela lembrou que este ano as empresas concorrem em oito categorias: indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, de tecnologia da informação, de Inovação de Saúde Educação e Outros Serviços.
A partir de 15 de outubro, começa a próxima etapa, com a seleção das empresas a serem visitadas com base na maior pontuação no questionário de autoavaliação em gestão. Inovação, empreendedorismo e responsabilidade social são opcionais.
Os prêmios estaduais de qualidade e competitividade para micro e pequenas empresas têm contribuído para que o Brasil tenha entrado no grupo de 50 países mais competitivos.