A deputada Ana da 8 (PT do B) propôs na Assembleia Legislativa, projeto de lei no qual estabelece medidas preventivas e orientadoras destinadas a inibir qualquer forma de violência contra professores da rede pública estadual de ensino. As medidas preventivas consistem em estimular a reflexão nas escolas e nas respectivas comunidades sobre a violência contra professores e o desenvolvimento de atividades extracurriculares de combate à violência envolvendo professores, alunos, pais e membros da comunidade.
De acordo com Ana da 8, esse projeto visa conter a violência que assola as unidades escolares atualmente e dar proteção aqueles que são os maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens de Rondônia. A proposta é para que essas medidas sejam organizadas de forma continuada, em conjunto pelos órgãos estaduais de educação e entidades representativas dos professores, com a participação das entidades comunitárias locais.
As medidas consistem a assistir ao aluno que praticou a violência; assistir ao professor que sofreu a violência; afastar da sala de aula o professor em situação potencial de risco de violência, enquanto perdurar a potencial ameaça, sem prejuízo na sua remuneração; transferir o professor para outra escola, caso seja avaliado que não há condições para sua permanência na escola atual; e, outras ações, para os casos em que o professor esteja sob-risco de violência que possa comprometer sua integridade física ou psicológica.