A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para a sétima edição do Prêmio VIVALEITURA estão abertas até o dia (29) de setembro.
O Prêmio VIVALEITURA 2012 é realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), do Ministério da Cultura (MinC), contando com a coordenação e execução da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em conjunto com o Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Santillana, Fundação Banco do Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O prêmio tem o objetivo de reconhecer e estimular experiências de incentivo à leitura em todo país. O prêmio é dividido em três categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas e a categoria Sociedade: ONGs, pessoas físicas, empresas, universidades/faculdades e instituições sociais.
A comissão julgadora vai levar em conta a originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade, a duração e os resultados alcançados, entre outros critérios.
Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 30 mil. O projeto que se destacar por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa. Neste ano, serão contemplados 18 projetos, seis em cada categoria, que receberão troféu e o prêmio de R$ 30 mil cada um. Serão premiados trabalhos nas categorias "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias", "Escolas Públicas e Privadas" e "ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via internet ou por carta registrada, endereçada a: Prêmio VivaLeitura – Fundação Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco n° 219 – Centro – CEP 20040-080, Rio de Janeiro -RJ.