Fruticultores são capacitados em planejamento e gestão de cooperativas

Fruticultores são capacitados em planejamento e gestão de cooperativas

Fruticultores são capacitados em planejamento e gestão de cooperativas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os produtores de banana e de abacaxi, de União Bandeirante e Abunã, no entorno de Porto Velho (RO), respectivamente, foram capacitados, na semana de 3 a 7 de setembro, em Controle de Produção e Garantia de Qualidade de Frutos Tropicais e planejamento e gestão de cooperativas, com o facilitador do Sebrae Jorge Luiz de Souza, também fruticultor – ele esteve pela primeira vez na região em 2011.  
A capacitação foi uma ação do Projeto Tempo de Empreender Rondônia, executado pela Construtora Camargo Corrêa, Sebrae  e Instituto Camargo Corrêa (ICC) para viabilizar técnica e economicamente a produção e a comercialização de frutos no entorno da Usina Hidrelétrica Jirau, no rio Madeira. 
Nas duas regiões, além dos tradicionais produtores de agricultura familiar atendidos pelo Tempo de Empreender, também compareceram jovens filhos dos produtores que atuarão na gestão das propriedades e cooperativas.  
Agnaldo dos Santos, o Pedro Farinheiro, 62, é produtor de banana em União Bandeirante há 10 anos. Ele lembra que há uma ano não sabia fazer corretamente as contas de sua propriedade. Fez empréstimos e endividou-se, “mas hoje estou otimista porque segui as orientações, tive êxito e saldo positivo”. 
Farinheiro lembra que, em função das orientações da consultoria da produção primária, “também melhorei a produtividade de minha área através do espaçamento, passando de 6m para 2m – aproveito mais a terra. Tive resultados também nos tratos culturais, no controle de brocas, na colheita e embalagem. Hoje estou aqui para aprimorar meus conhecimentos e a administração de minha propriedade”, conta. 
Na avaliação do consultor Jorge Luiz, que também é produtor de banana na região de Minas Gerais, as culturas de banana e abacaxi desenvolvidos em Porto Velho “tem tudo para dar certo tanto pelo empenho dos produtores como pela qualidade dos frutos, de acordo com a exigência do mercado consumidor. O primeiro e mais importante passo já foi dado: a criação das respectivas cooperativas” (Coopertap e Unicoop). 
Mateus Lucas dos Santos Menegelli, 17 anos, é um dos agricultores familiares classificados como Jovem Empreendedor. Ele ajuda sua família no cultivo de banana em União Bandeirante e, participando de sua primeira capacitação, avalia a ação como “investimento em conhecimento para evitar erros e prejuízos no futuro”. 
Parceiros 
Tempo de Empreender RO é uma realização da Construtora Camargo Corrêa, do Sebrae, do Instituto Camargo Corrêa, em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização  e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura,
FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de RO, Sedam. Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes, Semagric, Eletrobrás Distribuição Rondônia, Seagri, SPU e Sema.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS