Suspensa pelo TCE licitação do Detran para confecção de CNH

Por meio da Decisão Monocrática nº 265/2012/GCESS, o Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão do Edital de Licitação – Concorrência Pública nº 001/2012 - do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que tem como objeto a contratação de empres

Suspensa pelo TCE licitação do Detran para confecção de CNH

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por meio da Decisão Monocrática nº 265/2012/GCESS, o Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão do Edital de Licitação – Concorrência Pública nº 001/2012 - do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que tem como objeto a contratação de empresa especializada para fornecimento de solução integrada de formação e habilitação de condutores e serviços vinculados, entre os quais, a prestação de serviços de confecção e fornecimento de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A licitação, orçada em mais de R$ 10 milhões, foi suspensa motivada pela constatação do corpo técnico do TCE de improbidades que comprometeriam a regularidade do certame, dentre as quais, restrição à competitividade, terceirização de serviços indelegáveis e programação orçamentária inadequada.
Outro apontamento feito pelo corpo técnico e que levou à suspensão da concorrência pública foi a falta de previsão sobre a transferência de tecnologia, já que não consta no edital a obrigatoriedade de a empresa contratada entregar à contratante o código fonte e a documentação do sistema, existindo, portanto, a probabilidade de irreparável dano e vulnerabilidade nos serviços prestados pelo Detran, em especial a expedição de CNH.
Na decisão, o TCE diz que os vícios detectados nesse edital não decorrem da falta de tempo para elaboração do procedimento, já que desde 2006, data em que foi celebrado o contrato para confecção das CNHs e outros documentos, o órgão vem se utilizando de sucessivos aditivos ou prorrogação contratual para a continuidade da prestação do serviço.
A última prorrogação do contrato deu-se de forma emergencial pelo período de seis meses, os quais se esgotam nos próximos dias. Desse modo, caso o Detran não corrija as impropriedades detectadas no edital dentro do prazo estabelecido pelo TCE, poderá haver atraso na expedição do documento pelo órgão de trânsito.
Diante desse cenário, o Tribunal de Contas, além de suspender a licitação, proibiu os dirigentes do Detran, até nova deliberação da Corte, de praticar qualquer ato relacionado ao certame, cuja abertura e julgamento estão marcados para a próxima segunda-feira (10).
A decisão está disponível, em seu inteiro teor, no portal do Tribunal de Contas (www.tce.ro.gov.br.).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS