A escola municipal José Augusto da Silva, localizada no Distrito de Extrema, comemorou neste fim de semana o feito de se tornar a escola que conseguiu o melhor índice do IDEB entre as escolas municipais de Porto Velho nos anos iniciais do ensino fundamental. A escola alcançou a marca inédita de 5.6 (4ª série/5º ano) e tornou-se alvo de muitos elogios por parte da comunidade escolar que de forma honrosa conseguiu saltar de 3.9 em 2009, para 5.6 em 2011, uma meta que estava projetada apenas para o ano de 2021. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB foi um indicador bienal criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do país e é calculado apartir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a educação no Brasil cresceu 0,4 em relação a 2009 e atingiu a nota 5, motivo de comemoração anunciada pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, enquanto o Estado de Rondônia ficou classificado na 14ª colocação atingido a nota 4,7 e entre os municípios de Rondônia, a capital Porto Velho alcançou a nota 4,2.
A escola José Augusto da Silva conta hoje com 452 alunos e 54 servidores e desenvolve importantes programas como “Escola Aberta, Liga pela Paz, e Mais Educação”. A escola também executa alguns projetos de iniciativa própria, como: “Soletrando; Reforço Escolar e Sacola Mágica da Leitura”. Outro importante projeto desenvolvido na escola é o “Projeto Conscientizar e Proteger” do Ministério Público do Estado de Rondônia.
A programação do evento foi aberta com a apresentação do Programa Mais Educação, um dos programas responsáveis pela melhoria da qualidade de ensino da escola e que fortaleceu as ações de uma educação em tempo integral na escola.
A aluna Bruna Lima de Melo do 7º ano do ensino fundamental fez leitura de agradecimento a todos os trabalhadores em educação da escola e emocionou a comunidade escolar presente no evento, em seguida um importante vídeo foi apresentado à comunidade escolar mostrando todos os programas desenvolvidos pela escola. Ao final das comemorações a escola ofereceu um jantar a seus servidores e logo depois sorteou entre eles um notebook adquirido através de uma promoção realizada pela comunidade escolar.
A diretora da escola, Professora Célia Soares agradeceu o empenho dos professores e de todos os servidores da escola, pois segundo ela este prêmio é de toda família José Augusto da Silva. Célia disse ainda que a meta é continuar crescendo, e em 2013 a escola mostrará mais um aumento significativo em ralação aos resultados obtidos com o IDEB 2011.
O Professor Marquelino Santana, Diretor do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã representou a Secretária Municipal de Educação Ângela Maria Aguiar, e em seu nome parabenizou toda equipe da escola pelo desempenho obtido no IDEB. Marquelino disse que a união de todos os servidores contribuiu decisivamente para que a escola conseguisse uma nota significativa junto ao IDEB. Marquelino falou ainda da preocupação que a escola tem de cuidar bem das crianças e adolescentes, além de prestar o apoio necessário às famílias. Na oportunidade ele citou o “Projeto Conscientizar e Proteger“ do MP, adotado pela escola e desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e da Defesa dos Usuários dos Serviços de Educação – CAO - INF do Ministério Público do Estado de Rondônia. “A escola desenvolveu de forma exemplar as ações deste importante projeto. A implantação desta parceria foi firmada no ano de 2010 no distrito de Fortaleza do Abunã num evento coordenado pelo Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã, e que trouxe relevantes benefícios a toda comunidade escolar da escola José Augusto da Silva”, finalizou o Professor Marquelino, Diretor do NEPA.