Escola de Extrema comemora melhor IDEB nos primeiros anos do ensino fundamental

Escola de Extrema comemora melhor IDEB nos primeiros anos do ensino fundamental

Escola de Extrema comemora melhor IDEB nos primeiros anos do ensino fundamental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A escola municipal José Augusto da Silva, localizada no Distrito de Extrema, comemorou neste fim de semana o feito de se tornar a escola que conseguiu o melhor índice do IDEB entre as escolas municipais de Porto Velho nos anos iniciais do ensino fundamental. A escola alcançou a marca inédita de 5.6 (4ª série/5º ano) e tornou-se alvo de muitos elogios por parte da comunidade escolar que de forma honrosa conseguiu saltar de 3.9 em 2009, para 5.6 em 2011, uma meta que estava projetada apenas para o ano de 2021. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB foi um indicador bienal criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do país e é calculado apartir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a educação no Brasil cresceu 0,4 em relação a 2009 e atingiu a nota 5, motivo de comemoração anunciada pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, enquanto o Estado de Rondônia ficou classificado na 14ª colocação atingido a nota 4,7 e entre os municípios de Rondônia, a capital Porto Velho alcançou a nota 4,2.
A escola José Augusto da Silva conta hoje com 452 alunos e 54 servidores e desenvolve importantes programas como “Escola Aberta, Liga pela Paz, e Mais Educação”. A escola também executa alguns projetos de iniciativa própria, como: “Soletrando; Reforço Escolar e Sacola Mágica da Leitura”. Outro importante projeto desenvolvido na escola é o “Projeto Conscientizar e Proteger” do Ministério Público do Estado de Rondônia.
A programação do evento foi aberta com a apresentação do Programa Mais Educação, um dos programas responsáveis pela melhoria da qualidade de ensino da escola e que fortaleceu as ações de uma educação em tempo integral na escola.
A aluna Bruna Lima de Melo do 7º ano do ensino fundamental fez leitura de agradecimento a todos os trabalhadores em educação da escola e emocionou a comunidade escolar presente no evento, em seguida um importante vídeo foi apresentado à comunidade escolar mostrando todos os programas desenvolvidos pela escola. Ao final das comemorações a escola ofereceu um jantar a seus servidores e logo depois sorteou entre eles um notebook adquirido através de uma promoção realizada pela comunidade escolar.
A diretora da escola, Professora Célia Soares agradeceu o empenho dos professores e de todos os servidores da escola, pois segundo ela este prêmio é de toda família José Augusto da Silva. Célia disse ainda que a meta é continuar crescendo, e em 2013 a escola mostrará mais um aumento significativo em ralação aos resultados obtidos com o IDEB 2011.

O Professor Marquelino Santana, Diretor do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã representou a Secretária Municipal de Educação Ângela Maria Aguiar, e em seu nome parabenizou toda equipe da escola pelo desempenho obtido no IDEB. Marquelino disse que a união de todos os servidores contribuiu decisivamente para que a escola conseguisse uma nota significativa junto ao IDEB. Marquelino falou ainda da preocupação que a escola tem de cuidar bem das crianças e adolescentes, além de prestar o apoio necessário às famílias. Na oportunidade ele citou o “Projeto Conscientizar e Proteger“ do MP, adotado pela escola e desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e da Defesa dos Usuários dos Serviços de Educação – CAO - INF do Ministério Público do Estado de Rondônia. “A escola desenvolveu de forma exemplar as ações deste importante projeto. A implantação desta parceria foi firmada no ano de 2010 no distrito de Fortaleza do Abunã num evento coordenado pelo Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã, e que trouxe relevantes benefícios a toda comunidade escolar da escola José Augusto da Silva”, finalizou o Professor Marquelino, Diretor do NEPA.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS