Bem-estar – Estresse – Por Rosângela Roms

Tensão muscular, dores nas costas, na cabeça e dificuldade para dormir. Esses são apenas alguns dos sintomas do estresse, que é um incômodo frequente na maioria dos ambientes de trabalho. Se você se sente assim com frequência ou conhece alguém que apresen

Bem-estar – Estresse – Por Rosângela Roms

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tensão muscular, dores nas costas, na cabeça e dificuldade para dormir. Esses são apenas alguns dos sintomas do estresse, que é um incômodo frequente na maioria dos ambientes de trabalho. Se você se sente assim com frequência ou conhece alguém que apresenta esses sinais, fique de olho para evitar problemas para a saúde e bolso.

Isso é “frescura”!

É comum ouvir pessoas falando que o estresse não passa de “frescura”. Mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) o define como uma condição que é resultado de pressões e desafios que não coincidem com as habilidades e conhecimentos do trabalhador.
A OMS também atenta que um “desafio”, por exemplo, não significa estresse, pelo contrário, pode até ser um grande motivador. Entretanto, em alguns casos, o “desafio” se torna uma pressão, que pode ser excessiva ou incontrolada, daí resulta no problema.
Não pense que quem não trabalha está livre de ficar estressado. Uma rotina pessoal agitada e cheia de compromissos também pode estressar qualquer pessoa. Por isso é preciso ter cuidado, pois o estresse repetitivo pode levar a doenças físicas e psicológicas. É importante ficar atento para evitar esse incômodo ou saber identificá-lo para evitar prejudicar ainda mais a vida pessoal e profissional.

Estressado, eu?
O estresse pode ser entendido como uma resposta do organismo a situações de muito cansaço ou pressão exagerada. Os sintomas podem ser físicos e/ou psicológicos. Alguns dos sinais mais comuns que indicam estresse são:
- Ansiedade;
- Baixa imunidade;
- Pouca disposição;
- Depressão;
- Insônia;
- Dor de cabeça constante;
- Ganho ou perda de peso excessiva;
- Gastrite; e
- Diarréia.
Se você tem com frequência algumas dessas condições é importante procurar um médico ou psicólogo para confirmar o diagnóstico e ver qual tratamento mais adequado para a sua situação.
Lembre-se de fazer as contas antes de consultar um profissional para não se enrolar com os gastos.
Somente um profissional especializado pode indicar um possível tratamento. Se o estresse não for tratado corretamente, ele pode causar várias doenças como aumento na pressão arterial, colesterol, maior risco de derrame, problemas cardiovasculares, entre outros. Tudo isso pode afetar sua vida pessoal e profissional e, consequentemente, o seu orçamento.

Mas como evitar?

- Identifique o problema. Assim você pode procurar formas de lidar com essas situações ou simplesmente evitá-las.
- Faça o que você precisa fazer agora. Deixar as coisas pra depois pode causar mais desgaste, pois você fica ligado mentalmente em cada tarefa não terminada, gerando ansiedade e preocupação, o melhor é se programar para fazer as atividades com antecedência.
- Multi-tarefa. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode até passar a imagem de produtividade, mas também pode ser um gerador de estresse. Procure fazer uma coisa de cada vez com atenção.
- Hora de comer é “sagrada”. Evite se alimentar com pressa e tente manter uma dieta saudável. Se você está com um quadro de estresse é importante evitar o consumo de álcool, café e cigarro.
- Relaxe. Escute uma boa música, faça um passeio, brinque com seu animal de estimação. Busque reservar um tempo só para relaxar.
- Pratique exercícios físicos. Essa é uma ótima maneira de se distrair de momentos estressantes. E você nem precisa gastar muito dinheiro pra isso. Você pode caminhar ou correr em um parque.
- Dê boas gargalhadas. Além de aliviar a tensão, facilita na hora de encarar as situações estressantes de uma maneira diferente.

23 de setembro
é o Dia Nacional de Combate ao Estresse, que serve para alertar as pessoas que vivem correndo contra o relógio no ambiente de trabalho ou devido às atividades e compromissos da vida pessoal. Aqui no Brasil a doença pode causar afastamento do trabalhador por um período determinado pelo médico, se comprovado o caso.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS