Cerca de 70% das áreas de agricultura familiar em RO são irregulares

Cerca de 70% das áreas de agricultura familiar em RO são irregulares

Cerca de 70% das áreas de agricultura familiar em RO são irregulares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Um dos desafios de Rondônia é regularizar a posse da terra de agricultores. O Estado tem a maior produção da agricultura familiar e responde por 80% das propriedades rurais. No entanto, segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetragro), 70% dessas áreas não são regularizadas.

As irregularidades geram grandes dificuldades aos agricultores, até mesmo para firmar financiamentos. Para resolver, em parte, a situação, foi lançado o Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, em Porto Velho. O programa do Governo Federal busca fortalecer a agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Isso é possível por meio de incentivos de linhas de crédito.

Este ano, o programa disponibiliza um crédito de R$ 18 bilhões, com juros abaixo da inflação para financiar o investimento e a produção em mais de 4 milhões de pequenas propriedades em todo o país. Cada agricultor poderá vender até R$ 20 mil diretamente para o governo.

Manifestações

No último mês, trabalhadores rurais dos 52 municípios realizaram protestos e bloquearam durante 6 horas a BR–364, principal rodovia que liga Rondônia ao Acre e demais Estados. Entre as reivindicações estavam a permanência de seis escritórios regionais no interior, mais recursos, contratação de pessoal e a principal exigência: a regularização fundiária.

São aproximadamente 150 mil propriedades rurais e mais da metade não tem títulos definitivos. A maior parte destas tem até 100 hectarese estão enquadradas no sistema de produção familiar. De acordo com o vice-presidente nacional do Incra, Luciano Brunet, os problemas fundiários no Estado vêm desde a década de 80, com a colonização irregular. Hoje, o instituto trabalha para regularizar os títulos pendentes. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS