Acontecerá nesta segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a cerimônia nacional de premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011). Na solenidade, com a presença de autoridades do governo federal e do governo estadual, além de representantes do meio acadêmico, serão premiados 500 medalhistas de ouro, além de alunos com melhor pontuação de estados onde não se conquistaram medalhas de ouro.
A OBMEP 2011 registrou a inscrição de 18.720.068 alunos e de 44.691 escolas. Foram premiados 500 estudantes com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata e 1.802 com medalhas de bronze. Receberam menções honrosas 30 mil estudantes. Também foram premiados 131 professores, que ganharam um computador portátil com programas para o ensino da matemática, e 84 escolas, que, além do computador portátil, receberam um kit de projeção móvel (datashow e tela).
Projeto OBMEP
A OBMEP é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos da área. É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Iniciada em 2005, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.
Produz e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio (PIC) e também para medalhistas que estejam cursando a graduação (PICME).
Estudantes premiados
Vejam a lista dos estudantes premiados em ordem alfabética; estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze; estudantes premiados com menção honrosa; professores premiados e escolas premiadas: