Os advogados de Cacoal conheceram na semana passada as propostas e um pouco mais do perfil do pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante. Na oportunidade, os profissionais aproveitaram para apresentar sugestões de como a Ordem deve atuar na região para promover a valorização da profissão.
A agenda de Andrey em Cacoal teve como ponto alto uma reunião com cerca de 30 advogados no Hotel Catuaí. Entre os presentes, advogados que atuam há vários anos na profissão e que há muito estavam ausentes dos debates institucionais. Andrey também realizou inúmeras visitas nos escritórios dos colegas e por último, no sábado (25), participou de um almoço promovido pela subseção, onde houve interação com diversos profissionais da região.
“A visita foi extremamente positiva, pois pudemos colher informações para aprofundar nossas propostas, abrir o diálogo com aqueles colegas e promover a aproximação. Além disso, foi importante para colhermos as necessidades regionais que vão constar no nosso plano de gestão. O objetivo é apresentar um plano que contemple toda a classe de forma satisfatória”, falou Andrey.
Entre as demandas sugeridas pelos profissionais está a necessidade de promover o acesso aos cursos de especialização através da Escola Superior de Advocacia (ESA). Na visão de alguns, a ESA está afastada de sua finalidade primordial que é o aperfeiçoamento dos advogados, em especial os recém formados que muitas vezes saem das faculdades com pouca ou quase nenhuma experiência prática. Outra importante discussão, foi com relação a necessidade de estabelecer o respeito às prerrogativas, pois muitos advogados afirmaram que esse direito está sendo ignorado pelas esferas da justiça local.
Os profissionais ainda falaram da necessidade de ter um presidente acessível, que dê respostas rápidas e apresente resultados eficientes e que promova a conciliação dos advogados em Cacoal. “Temos que pensar em união da classe. Precisamos ensinar aos mais jovens o que é realmente advocacia, essa deve ser a missão da nova diretoria”, falou o advogado Diógenes Nunes de Almeida Neto.
Ele ainda completa ao afirmar que há muito tempo não via um encontro que motivasse a classe para discutir assuntos institucionais e viu de forma positiva a forma com que Andrey conduziu a reunião e como motivou os colegas a entrarem na discussão. “O encontro foi muito produtivo, pois há anos não presenciávamos os advogados debatendo as questões institucionais, principalmente os profissionais mais antigos da cidade. O doutor Andrey conseguiu despertar uma reflexão e o interesse dos advogados por temas que estavam adormecidos”, resumiu.
Ainda nesta semana, Andrey Cavalcante faz reuniões com aos advogados de Guajará-Mirim e programa uma visita aos advogados em Vilhena. O objetivo é adotar a mesma técnica de encontro com os grupos para promover a ampla discussão e estabelecer a plataforma de gestão, caso seja eleito. “É dessa forma que vamos trabalhar, caso sejamos vitoriosos nessa disputa. Ouvir, assumir compromissos e levar as propostas que garantem a união e a valorização da classe”, salienta