Participantes aproveitam curso do TCE para comentar e tirar dúvidas sobre novas regras da contabilidade pública

Participantes aproveitam curso do TCE para comentar e tirar dúvidas sobre novas regras da contabilidade pública

Participantes aproveitam curso do TCE para comentar e tirar dúvidas sobre novas regras da contabilidade pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerrando a segunda etapa do curso sobre as novas regras da contabilidade pública, realizado pelo Tribunal de Contas, em Cacoal, gestores e técnicos de órgãos jurisdicionados ao TCE, além de profissionais de empresas que prestam serviços contábeis aos municípios, expuseram suas opiniões sobre o assunto, além de obter esclarecimentos e tirar dúvidas com os instrutores.
 
Frequentador de capacitações ministradas pelo Tribunal, o contador do município de Espigão do Oeste, Edgar Batista de Souza, aproveitou para manifestar sua preocupação quanto à reavaliação e depreciação de bens públicos, uma das exigências das novas regras.
 
Já a servidora da Prefeitura de Ji-Paraná, Sonete Diogo Pereira, fez um breve relato de como está ocorrendo o processo de adaptação às novas regras em seu município.
 
O servidor do setor de contabilidade do município de Cacoal, Nicácio Machado, citou as dificuldades que as administrações municipais terão em virtude das alterações que abarcam, inclusive, as novas tecnologias, como o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap), utilizado pelo TCE.
 
Por fim, Wilmon Marcos Júnior, representante de uma empresa de automação pública que presta serviços a 15 municípios de Rondônia, questionou a situação da implementação das novas regras durante o período de transição nos governos municipais.
 
“Todas as informações e novidades têm de ser repassadas para os futuros gestores, a fim de que o cronograma estabelecido junto ao Tribunal de Contas seja plenamente executado”, lembrou, ressaltando a importância de o TCE ter se preocupado em proporcionar essa capacitação, antes da obrigatoriedade das novas regras, a partir de 2013.
 
A participação dos jurisdicionados e prestadores de serviços contábeis às prefeituras foi destacada pelo auditor Omar Pires Dias, instrutor do curso, juntamente com o também auditor Erivan Oliveira e os técnicos Francisco Barbosa, Allan Albuquerque e Jorge Eurico.
 
“Essa interação é importantíssima, porque os técnicos municipais e os prestadores de serviços nos trazem indagações e situações que eles enfrentam, as quais, por sua especificidade, demandam uma atenção maior do Tribunal. Essa experiência enriquece ambos os lados”, diz.
 
ARIQUEMES
 
Depois de realizadas duas etapas (Vilhena e Cacoal), a jornada pedagógica do Tribunal de Contas pelo Estado, que tem o objetivo de esclarecer as novas regras introduzidas na contabilidade pública brasileira, chega a Ariquemes. Nesta quinta (23) e na sexta-feira (24) serão ministradas as aulas no auditório da Secretaria Regional do município. O evento é organizado pela Escola Superior de Contas (Escon).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS