Moeda Social Digital em fase de expansão no estado

Moeda Social Digital em fase de expansão no estado

Moeda Social Digital em fase de expansão no estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Lançada em abril deste ano, no município de Ariquemes, o piloto da Moeda Social Digital Jamari foi avaliada e passou pelos ajustes necessários para que seja possível a expansão do programa para outros municípios.

A Moeda Social Digital Jamari é um cartão de crédito para trabalhadores que possuem renda de no máximo três salários mínimos e que dificilmente tem acesso aos cartões convencionais.

Vinculada ao Banco do Povo, responsável pela gestão, pagamentos e recebimentos, a moeda social faz parte do Plano Futuro, no segmento de inclusão bancária e fortalecimento da economia doméstica. “Esse programa faz parte de um amplo conjunto de ações do governo de Rondônia, a fim de estimular o desenvolvimento social dos beneficiários”, explicou Arnaldo Campos, diretor do Banco do Povo.

Durante essa primeira etapa, foi apontado que a maioria das pessoas utiliza a moeda na compra de alimentos, em seguida vem a compra de combustível, farmácia e matérias de construção. Agora inicia a segunda etapa do programa, onde a meta é atender os pequenos municípios que sofrem com a fraca movimentação do comercio por causa da evasão de recursos.

O município de Presidente Médici foi escolhido para ser o piloto externo, o último antes de expandir a moeda para todo o Estado. Segundo Campos, na próxima semana inicia os trabalhos de levantamento e cadastro das empresas e usuários do cartão.

Nesse segundo piloto, a moeda deve chamar-se de Moeda Social Digital Cabaçaranas, em homenagem ao arquipélago localizado entre os municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici, importante ponto turístico da região.

Após concluída esta segunda fase, e feitos os ajustes finais para o bomdesempenho do projeto, a moeda deve ser expandida a outros municípios. “Esse é mais um projeto inovador do governo, num formato inédito no país, assim como o banco do povo que integra a outros projetos importantes no sentido de abrir credito para o pequeno empreendedor”, finalizou Campos.

Como funciona? 

O projeto distribuirá, inicialmente, mil cartões com limite de até R$ 600, com potencial de injetar R$ 6 milhões na economia dos dois bairros. Com o limite aprovado, o portador do cartão irá até o comércio ou prestador de serviço e efetuará a transação.

O estabelecimento credenciado poderá receber do Banco do Povo em data pré-determinada, em sua conta-corrente bancária ou então via crédito em seu próprio cartão da moeda social digital, para que gaste no próprio bairro. Quando o portador do cartão pagar o boleto emitido pelo Banco do Povo referente as suas compras, um novo ciclo se iniciará, com o dinheiro circulando sempre dentro do bairro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS