Nesta primeira quinzena de agosto a delegada da Delegacia Especializada em Apuração aos Atos Infracionais (DEAAI), doutora Alessandra Marcela Paraguassú Gomes juntamente com uma equipe de policiais civis e o Comissariado de Menores do Tribunal de Justiça da Vara da Infância e Juventude, realizaram palestras para estudantes de 13 a 17 anos das escolas do Distrito de Itapuã do Oeste, tendo como tema o “bullying dentro da escola”.
Estiveram presentes os alunos, conselheiros tutelares de Itapuã e professores desta localidade. A delegada da DEAAI relata que há uma grande incidência de bullying dentro das escolas.
Bullying é uma palavra inglesa utilizada para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa de forma verbal, moral ou corporal. A equipe explicou o que é bullying, suas causas, os tipos, quem sofre as consequências, quem são os agressores e os motivos que levam uma pessoa a praticar essa discriminação. Destacaram que em princípio pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser vista desta forma, pois a agressão sofrida pela vítima de bullying provoca sofrimento e geralmente causa depressão em quem sofre tal ‘agressão’.
A delegada relatou, também aos presentes, que o bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda coletiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas.