O governador de Rondônia, Confúcio Moura, defendeu na manhã desta quinta-feira (9) o empenho de todos os setores para construir e consolidar um comércio com os países mais próximos que com outros continentes, a exemplo de Europa e Estados Unidos.
A manifestação de Confúcio ocorreu na abertura da Expo Peru Amazônia, evento que ocorreu durante todo o dia em Porto Velho (RO). Cerca de 300 empresários peruanos e brasileiros participaram das atividades no Aquarius Selva Hotel.
Segundo o governador, a logística de transporte no comércio bilateral entre Brasil e Peru sai muito mais em conta em termos de custos operacionais na transferência de bens produzidos em RO, a exemplo da soja, leite em pó, carne e produtos agrícolas”.
Perguntado sobre a contrapartida nesse cenário econômico, Confúcio disse que Rondônia poderá adquirir defensivos agrícolas, liga de cobre, peixe salgado e farinha de osso, entre outros itens.
Já o vice-presidente do conselho deliberativo do Sebrae/RO, Cícero Noronha, que acompanhou a Expo Amazônia, defendeu a importância da rodada de negócios entre empresas peruanas e rondoniense. Falou também acerca do esforço de governos e entidades de classes para o comércio internacional incluindo as micro e pequenas empresas.
Noronha acrescentou, ainda, que “vários setores da economia de RO, como cerâmica, confecções, laticínios, frigoríficos, madeiro-moveleiros etc. podem contribuir para a ampliação e o fortalecimento entre Brasil e Peru através da região amazônica. Mas isso não exclui outros potenciais mercados”