Na última segunda-feira (30), Agência Idaron do município de Urupá realizou uma reunião técnica sobre os perigos do abate clandestino e os serviços de inspeção de produtos de origem animal. O evento foi organizado em função da precária situação do abate, principalmente de bovinos no município.
Participaram desta reunião 15 proprietários que comercializam carnes, representantes da Secretaria de agricultura do município e representante da prefeitura municipal de Urupá.
De acordo com o médico veterinário Ângelo Rodney, essa reunião é de extrema importância para o município de Urupá, que ainda não possui o tão almejado abatedouro municipal fazendo com que o abate dos animais seja efetuado nas propriedades rurais onde, na maioria das vezes, as condições higiênicas não são adequadas.
O supervisor regional da Idaron Rogério Santos Ambrósio relatou que é necessário que seja construído em caráter de urgência o abatedouro no município de Urupá, pois, hoje, a população sofre com a péssima qualidade das carnes comercializadas e que casos como este ocorrem em outros municípios e o Ministério Público foi obrigado a interditar todos os estabelecimentos até que se resolvesse a situação.
“Para que isso não ocorra em Urupá é de suma importância cobrar agilidade das autoridades na construção do abatedouro, garantindo qualidade e maior segurança para a população de forma geral’, explica o supervisor.