Através do projeto Comércio Varejista na Região de Cacoal, com área de abrangência em São Miguel do Guaporé e Seringueiras, no Vale do Guaporé, o Sebrae/RO desenvolveu diagnóstico empresarial junto às micro e pequenas empresas do setor.
O trabalho contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Guaporé e da Associação Comercial de Seringueiras.
Integram o grupo assistido por essa ação 21 empresas – todas receberam visita dos consultores João Henrique e Ysamu Nakahati. “Durante oito horas de consultoria, fez-se um mapeamento em áreas fundamentais do negócio, como planejamento, finanças, marketing, recursos humanos, disposição de mercadorias e mostruários e fachada.
“Com base nesses levantamentos, são coletadas informações que auxiliam os empresários a optarem por caminhos de melhoria na gestão empresarial e seus negócios”, informa Joelson Agustinho, técnico do Sebrae/RO em Cacoal e gestor do projeto.
Segundo ele, o diagnóstico empresarial, além de ponto de partida para qualquer ação de melhoria ou correção de rumo, “é importante processo para aperfeiçoamento contínuo das empresas. É com o diagnóstico que se identificam pontos prioritários a serem revisados para melhorar a performance da gestão operacional e estratégia”.