O Ministério Público, o Tribunal de Justiça e o Governo de Rondônia vão realizar uma série de atividades entre os dias 12 e 14 de julho para lembrar os 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesta quinta-feira, dia 12 de julho, será realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia o seminário Conhecer para Defender. Às 10 horas, haverá a apresentação do relatório sobre “A Situação da Adolescência Brasileira em 2011”, pelo representante da Unicef.
Às 11 horas, haverá palestra com o tema “O Desafio de Ser Adolescente”, proferida pela psicóloga do 1º Juizado da Infância e Juventude, Adaluce Coelho Jorge. O seminário prossegue às 14h30, com a palestra da assistente social do 1º Juizado da Infância e Juventude, Elite Cabral de Lima sobre “O Adolescente e a Socioeducação”.
Às 16 horas, o seminário se encerra com uma mesa redonda sobre “As Políticas Públicas e o Adolescente”, liderada pelo coordenador da Pastoral do Menor na Região Norte, José Aparecido de Oliveira.
Na sexta-feira, dia 13 de julho, a partir das 9 horas, será realizado o colóquio “O Direito de Ser Adolescente”, no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia, com o tema “Redução da Maioridade”, tendo como debatedores o Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Mário Luiz Ramidoff; o coordenador da Pastoral do Menor na Região Norte, José Aparecido de Oliveira; a psicóloga Franciellei da Silva Mesquita; a Assessora da Pastoral da Juventude em Porto Velho, Maria Alice Ribeiro, e o coordenador do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Rondônia, Samuel Soares.
As atividades se encerram no dia 14 de julho, a partir das 8 horas, com um ato público em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com saída da Praça Madeira Mamoré, seguindo pela Avenida 7 de setembro, Tenreiro Aranha, Carlos Gomes e Farquhar, retornando à Praça Madeira Mamoré.