Prefeitura promove Capacitação para Compostagem em Rio Pardo

Prefeitura promove Capacitação para Compostagem em Rio Pardo

Prefeitura promove Capacitação para Compostagem em Rio Pardo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Agricultura (Semagric) em articulação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem possibilitado a capacitação e qualificação de produtores e produtoras rurais no Município, com cursos de Associativismo, Cooperativismo e Administração Rural.
Em Rio Pardo, a Semagric procurou potencializar um Grupo de Jovens e Mulheres, visando à organização das Associações da Região de Rio Pardo, considerando o potencial que aquela Região tem em especial na produção de leite e café. De acordo com a secretária adjunta da Semagric, Clarice Braga, a capacitação dos produtores e produtoras rurais, principalmente os que estão a frente das entidades representativas, é um dos pontos fundamentais para o fortalecimento dessas entidades. “Na maioria das vezes eles têm dificuldade na elaboração de projetos, na falta de gerenciamento das associações, sem o mínimo de conhecimento básico para a organização de sua comunidade e este apoio da prefeitura e de suas parcerias é de extrema importância”, disse Clarice.
Como resultado dos Cursos, enfatiza ela, a turma que concluiu as 3 Etapas em Rio Pardo, simulou a criação de uma cooperativa e irá pôr em prática o que aprendeu durante os cursos, com a organização de um horta agroecológica que deverá ser administrada pela Cooperativa para praticar associativismo.
Compostagem
Nesta sexta-feira, dia 6 de julho, em Rio Pardo, o grupo terá um curso de Capacitação de Compostagem para iniciar os canteiros da Horta, ministrado pela Equipe do Programa de Matrizes Agroecológica da Semagric. O grupo apresentou ao Coordenador do Programa o Projeto da horta e ainda visitaram a propriedade em Rio Pardo que irão iniciar o Projeto.
O Presidente da Associação dos Produtores de Rio Pardo – APRUNU, Salvador da Cruz, considera que as ações da Semagric através desses cursos têm contribuído para melhorar a autoestima dos produtores e produtoras. Segundo eles, eles se sentem mais importantes, prestigiados e valorizados pelo poder público e não se sentem mais esquecidos pelos órgãos governamentais.
A consultora Sonia do Senar se sente gratificada com a experiência, pois jamais poderia imaginar que naquela região pudesse conhecer pessoas que se revelaram potencial para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do município, e parabenizou a prefeitura por essa iniciativa.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS