A Secretaria de Estado de Justiça começou na terça-feira (3) a campanha de vacinação que deve cobrir todas as unidades prisionais de Porto Velho. Os reeducandos estão recebendo imunização contra febre amarela, hepatite B, influenza H1N1, e dupla bacteriana.
A ação organizada pela Gerência de Saúde do Sistema (Gesau) tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com a doação das vacinas. A primeira unidade a receber o benefício foi a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves, o Urso Branco, onde nos três primeiros dias de vacinação devem ser imunizados aproximadamente 700 reeducandos.
Além do Urso Branco, na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo (Urso Panda) e na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro, onde está concentrada grande parte da população carcerária da capital, também serão três dias em cada uma dessas unidades para a realização da ação. No Centro de Ressocialização Vale do Guaporé e Colônia Penal I e II, a atividade de imunização deve ser cumprida em um dia para cada unidade.
De acordo com secretário de Justiça, Fernando Oliveira, a ação respeita o direito da pessoa humana à saúde, e acrescenta que “todas as atividades que vem sendo realizadas nas unidades prisionais do Estado fazem parte das metas humanistas do Governo Cooperação de melhorias para o sistema, dando condições de saúde, educação e capacitação aos apenados para a ressocialização do indivíduo”, pontua.
Interior
Nos dias 11 e 12 de junho também foi realizada na Casa de Detenção de Pimenta Bueno a campanha de vacinação contra influenza H1N1 e hepatite B, onde foram disponibilizadas mais de 200 doses de vacinas, sendo imunizados aproximadamente 153 pessoas, entre funcionários, reeducandos e reeducandas da unidade.
Segundo o diretor geral da Casa de Detenção, Leôncio Sales Filho, que acompanhou o trabalho realizado pela equipe de saúde, “a campanha de vacinação colabora com a melhoria e conservação da qualidade de vida da comunidade prisional, e fortalece ainda o ideário de mudança no sistema prisional, cumprindo também as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) firmada pela própria Constituição Federal, de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Dessa forma estamos cumprindo com nosso dever”, afirmou o diretor da unidade.
Também em junho, as unidades prisionais dos municípios de Espigão D’Oeste e Cacoal já receberam as vacinas, beneficiando à população carcerária das duas localidades e aos servidores. Em Cacoal os reeducandos também passaram por exames laboratoriais preventivos de rotina.