SEJUS realiza campanha de vacinação em unidades prisionais do estado

SEJUS realiza campanha de vacinação em unidades prisionais do estado

SEJUS realiza campanha de vacinação em unidades prisionais do estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado de Justiça começou na terça-feira (3) a campanha de vacinação que deve cobrir todas as unidades prisionais de Porto Velho. Os reeducandos estão recebendo imunização contra febre amarela, hepatite B, influenza H1N1, e dupla bacteriana.
A ação organizada pela Gerência de Saúde do Sistema (Gesau) tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com a doação das vacinas. A primeira unidade a receber o benefício foi a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves, o Urso Branco, onde nos três primeiros dias de vacinação devem ser imunizados aproximadamente 700 reeducandos.
Além do Urso Branco, na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo (Urso Panda) e na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro, onde está concentrada grande parte da população carcerária da capital, também serão três dias em cada uma dessas unidades para a realização da ação. No Centro de Ressocialização Vale do Guaporé e Colônia Penal I e II, a atividade de imunização deve ser cumprida em um dia para cada unidade.
De acordo com secretário de Justiça, Fernando Oliveira, a ação respeita o direito da pessoa humana à saúde, e acrescenta que “todas as atividades que vem sendo realizadas nas unidades prisionais do Estado fazem parte das metas humanistas do Governo Cooperação de melhorias para o sistema, dando condições de saúde, educação e capacitação aos apenados para a ressocialização do indivíduo”, pontua.
Interior
Nos dias 11 e 12 de junho também foi realizada na Casa de Detenção de Pimenta Bueno a campanha de vacinação contra influenza H1N1 e hepatite B, onde foram disponibilizadas mais de 200 doses de vacinas, sendo imunizados aproximadamente 153 pessoas, entre funcionários, reeducandos e reeducandas da unidade.
Segundo o diretor geral da Casa de Detenção, Leôncio Sales Filho, que acompanhou o trabalho realizado pela equipe de saúde, “a campanha de vacinação colabora com a melhoria e conservação da qualidade de vida da comunidade prisional, e fortalece ainda o ideário de mudança no sistema prisional, cumprindo também as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) firmada pela própria Constituição Federal, de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Dessa forma estamos cumprindo com nosso dever”, afirmou o diretor da unidade.
Também em junho, as unidades prisionais dos municípios de Espigão D’Oeste e Cacoal já receberam as vacinas, beneficiando à população carcerária das duas localidades e aos servidores. Em Cacoal os reeducandos também passaram por exames laboratoriais preventivos de rotina.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS